2016, o ano das Olimpíadas.
designed by freepik.com

2016, o ano das Olimpíadas.

Bem vindo 2016, o ano das olimpíadas... frase repetida por vários os programas esportivos, nas primeiras semanas do ano. Mas para o marketing os jogos olímpicos muda alguma coisa? Será que ele pode ajudar a aumentar as vendas ou a melhorar um posicionamento da marca?

Sim para as duas perguntas, mas... mas... não é simples, tem que por a mão na massa para dar certo.

Os Jogos Olímpicos podem ser considerados um dos eventos mais importante para o marketing esportivo no mundo. Tem alto grau de profissionalismo, alta exposição na mídia, grande competitividade internacional e é acompanhado por milhões de pessoas em todo o planeta. Seria muito difícil impactar o mesmo número de pessoas em um espaço tão curto de tempo utilizando outras formas de publicidade.

Porém diferente da Copa do Mundo de Futebol a Olimpíada não é considerada uma plataforma de venda, com pouco espaço para a publicidade a forma da abordagem feita pelos anunciantes deve ser totalmente diferente. A ativação, aliança estratégica, em caso de patrocínio de atletas ou dos jogos em geral se torna muito mais importante para conseguir um caso de sucesso.

As únicas marcas que podem estampar os uniformes dos atletas durante a competição são os fornecedores de material esportivo, por isso qualquer empresa de outro ramo que queria associar a sua marca aos jogos deve fazer por patrocínio do evento ou aos atletas.

As empresas que escolherem os Jogos Olímpicos para divulgar as suas marcas devem ter em mente que esse é um projeto de longo prazo, apresentar os seus patrocinados ao seu consumidor será imprescindível.

Um case para esse assunto é o Bradesco, ele tornou-se o primeiro patrocinador oficial dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016 ainda no ano de 2010. Com o projeto Olimpíadas 2016 e o slogan “Agora é Bra”, o banco iniciou a veiculação da sua campanha pouco antes do início dos Jogos Pan-americanos de 2011. O objetivo do Bradesco com o patrocínio das olimpíadas é associar a sua marca a uma agenda positiva, marcada por inovação, inclusão social e desenvolvimento econômico. A expectativa é que quanto mais perto dos jogos maior o investimento do banco para aparecer nas mídias.

O esporte traz uma experiência diferenciada dos outros eventos, as pessoas criam uma identificação muito grande por ser um apaixonado por esportes ou por praticar o mesmo esporte que o seu ídolo, elas se sentem parte daquele mundo. MELO NETO, F. P. Marketing esportivo: O valor do esporte no século XXI.

Sem dúvidas as Olimpíadas de 2016 com as 42 modalidades de esportes, possibilita a muitas empresas a associação do apelo emocional do esporte a suas marcas. O investimento para um bom planejamento é alto, seja de dinheiro ou tempo, mas com certeza vale a pena.

 

* Este texto é conteúdo do Blog Primeiro Marketing

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos