4 atitudes coringas para todo profissional
Existem 4 atitudes coringas para todo profissional. Por mais que cada carreira exija uma série de características específicas, tem algumas que são essenciais independe da área, setor ou profissão. São elas:
Como saber se você as possui? Na falta, como aprimorar? Descubra lendo esse artigo!
Entenda mais sobre cada uma das 4 atitudes coringas para todo profissional
Autonomia
Um profissional autônomo dispensa que alguém pegue na mão e o direcione a cada nova atividade. Ele consegue seguir com independência, chegando no resultado apesar das dificuldades.
Ao ser mais autônomo, o profissional ganha mais velocidade e liberdade. Autonomia é um traço de personalidade, portanto formado na primeira infância. Se a sua é baixa, o que é possível fazer para que a baixa presença deixe de te atrapalhar?
Para aprimorar seu nível de autonomia, comece com uma atitude simples: peça feedback para quem te cerca, perguntando o quanto identificam de autonomia em você. Mais do que ser ou não autônimo, peça exemplos das situações onde a autonomia está presente e quando foi preciso você esperar por orientação para seguir.
Além disso, pense em suas atividades do dia a dia e responda essas questões:
Dica para aumentar sua autonomia:
Note quem é referência. Observe atentamente quem faz muito bem o que é esperado de você. A cada observação pergunte o porquê de ser feito ‘assim’ ou ‘assado’. Tire suas dúvidas para estar mais autônomo quando for a sua vez de realizar.
Automotivação
A pessoa com elevada automotivação é ambiciosa, tem uma forte tendência a assumir responsabilidades e coloca a mão na massa em prol dos seus objetivos, que é o que a move.
Em uma pessoa automotivada, a motivação vem de dentro. Isso quer dizer que a energia e força para agir estão nela mesma, sem depender de estímulos e contextos externos. O automotivado tem as ‘próprias cenouras’, sem jamais se conformar com o que o outro planeja para sua vida, faz o que faz pois para ele aquilo tem sentido, ao invés de fazer apenas porque alguém pediu ou por ser novidade.
Para saber o quanto você é automotivado, pense em suas atividades do dia a dia e responda essas questões:
Seu volume de resposta foi maior na primeira ou na segunda questão? Se foi na segunda questão, é sinal de alerta e que você precisa refletir sobre sua automotivação.
Recomendados pelo LinkedIn
Dicas para aumentar sua automotivação:
Responsabilidade
A pessoa responsável se previne de problemas, assumindo o compromisso para si. Ao agir, ela influência os acontecimentos ao seu redor ao invés de ser influenciada por eles. É racional, cumpre o que promete, reconhece a culpa pelo que acontece em sua vida e confia em sua capacidade de enfrentar as dificuldades.
Por outro lado, o profissional menos responsável é dependente do destino, nunca tenta mudá-lo, aceitando a forma como as coisas “devem acontecer”, sem puxar para si o peso do compromisso.
Em um exemplo prático, uma atitude de um profissional responsável é, ao lidar com o orçamento do seu setor, fazer a gestão dele, ponderando as possibilidades de maior ou menor gasto e deixando margem para imprevistos, para que ele feche no azul. Enquanto isso, o profissional com menos responsabilidade deixa de se prevenir e, quando tem algum incidente, coloca a culpa e responsabilidade em eventos externos para justificar o desencaixe.
Para saber o quanto você é responsável, pense em suas atividades do dia a dia e responda essas questões:
Quanto mais ‘sim’ você respondeu, maior o sinal de que seu nível de responsabilidade é baixo.
Dicas para aumentar sua responsabilidade:
Estabilidade emocional real
Ter estabilidade emocional real, significa que a pessoa se mantém equilibrada tanto externamente quanto internamente. Existem pessoas que aparentam estabilidade, mas internamente estão em chamas, é o que chamamos de estabilidade emocional disfarçada.
A pessoa que tem alta estabilidade emocional real é calma, mantém o humor mesmo em momento de stress e sabe suportar as frustrações. Pelo controle emocional, quem é estável é considerado mais confiável e de fácil convívio.
Por outro lado, pessoas com menos estabilidade emocional são mais sensíveis, emotivas e podem ser facilmente contrariadas, espanando. São mais irracionais, agem sem pensar, sem conseguir controlar as próprias impulsões perante o estresse.
Para saber o quanto você é estável emocionalmente, pense em suas atividades do dia a dia e responda essas questões:
Dica para aumentar sua estabilidade emocional real:
Faça minfulleness. É comprovado que essa prática constante e recorrente auxilia no aumento da estabilidade emocional.
Marketing | Pessoas | Customer Experience | Inovação |
2 aMaria se tu soubesse de quanto os teus conteúdos são assertivos e me ajudam em reflexões! Fica aqui um agradecimento!!