#4 Dicas para desenvolver a autorresponsabilidade

#4 Dicas para desenvolver a autorresponsabilidade

Você já parou para pensar que somos o maior problema e a melhor solução para nossas vidas? A nossa evolução depende do que fazemos, e se por um lado isso pode assustar, por outro lado pode motivar, já que dependemos única e exclusivamente de nós mesmos para alcançar o que desejamos. 

Normalmente, nos condicionamos a transferir “a culpa” aos outros ou a alguma situação. Principalmente quando as coisas não saem da forma como esperamos. Mas, as pessoas que conseguem seguir em frente e aprender com seus erros são as que mais alcançam seus objetivos. Tendo a capacidade de lidar bem com os seus erros é possível buscar por novas soluções e agregar mais conhecimento para a evolução pessoal e profissional.

A autorresponsabilidade é uma habilidade que precisa ser desenvolvida. E isso consiste em persistência diária. Dificilmente, as mudanças pretendidas acontecem da noite para o dia e sem desafios pelo caminho, mas é a jornada que fortalece o objetivo.

Veja algumas dicas que irão te ajudar nesse processo:

  1. Reflita sobre suas próprias ações

Comece fazendo uma autorreflexão sobre o seu comportamento nos diversos aspectos da sua vida, tanto pessoal quanto profissional. Considere suas reações e todo o processo de tomada de decisão. O princípio básico para desenvolver esta habilidade é o pensar. Não há como agir de forma diferente ou identificar ações que nos prejudicam, se não pararmos por alguns minutos e revisitarmos as nossas ações passadas.

2. Mude seus hábitos

Depois dessa grande reflexão, chegou a hora de identificar os pensamentos ou ações que têm um peso negativo em sua vida, mudar esses hábitos e corrigir o que não está de acordo. Lembre-se de ter consciência que você é responsável por tudo isso e que a mudança que você espera, está no passo a frente que você precisa dar. Esse é o início concreto da construção do um caminho para a conquista de objetivos.

3. Mantenha a motivação em dia

Você também deve ter reconhecido o que te deixa motivado, certo? Esse é um passo fundamental porque está diretamente ligado a constância. É preciso tempo e persistência para que isso se torne rotina e cada dia é importante para chegar ao ponto que você deseja. Comemore as pequenas conquistas e tenha em mente que isso te levará ao que você mais quer conquistar. 

4. Busque o autoconhecimento 

É fato que esse processo te ajuda em todos os pontos citados acima, principalmente em descobrir suas forças e fraquezas, abrir a mente, ter consciência dos seus atos e fazer de você sua própria bússola. O mais importante é que isso te ajuda a tomar decisões melhores tanto na vida pessoal quanto na profissional. Existem inúmeras ferramentas que podem facilitar nessa questão e um psicólogo irá te auxiliar em todo o desenvolvimento. Você já pensou em começar a terapia e cuidar da sua saúde mental?



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos