5 formas de combater o desânimo
Como psicóloga recebo muitos pedidos de ajuda relacionados ao desânimo. O mais recente foi: "Sheila, sou uma pessoa constante, geralmente bem disposta e na maioria das vezes produtiva, mas de um tempo para cá estou me sentindo sem energia, indisposta e muito desanimada. Parece que a pilha acabou sabe? O que fazer, quando bater o desânimo?"
1 - Desligue o piloto automático.
Este tipo de situação é muito comum. Vivemos em um mundo onde as coisas acontecem muito rápido, as pressões do trabalho estão cada vez maiores e muitas vezes funcionamos em um piloto automático, sem as vezes saber o que fizemos no nosso dia, apenas sendo consumidos por ele. Pessoas estão se desligando de si mesmas e de suas necessidades, as vezes esquecem de beber água, de comer, de se exercitar. O corpo sofre e consequentemente a energia fica baixa.
Como sugestão, inicie práticas que te proporcionem melhor autoconsciência. As possibilidades são muitas: mindfulness, meditação, yoga, orações, qualquer momento, que sejam 10 minutos, para olhar para dentro de si mesmo e se perguntar:
Como estou cuidando de mim? O que meu corpo está sentindo e precisando? Estou cansado? Estressado? O que posso fazer a respeito? Não se julgue, apenas se responsabilize pelo cuidar de si mesmo.
2 - Tenha um objetivo bem definido
Muitas vezes já me perguntei: para que estou indo trabalhar hoje? Tinha dias que queria sim ficar mais na cama, assistir mais TV, ficar quietinha em casa. Essa é uma tendência da maioria das pessoas, pois querem fazer o mínimo necessário e ficar em uma zona de conforto, que afinal não tem este nome atoa. Ela carrega a ilusão de ser confortável mesmo, mas a longo prazo se torna um fardo e com o peso do fracasso.
Em dias de desânimo eu me concentrava nos meus sonhos, em tudo que espero e trabalho para alcançar. A energia interna mudava na hora! Se você não tem uma causa para lutar, um objetivo para te fazer levantar da cama, você não vai querer levantar. E não estou falando somente das suas metas materiais, estou falando de sonhos altos e que tenham haver com seu propósito de vida. Visualize seu futuro desejado, crie imagens mentais que te transportem para seu futuro desejado e perceberá que o desânimo irá embora na maior parte das vezes.
3 - Tenha uma rotina que renove suas energias
O segredo de qualquer prática terapêutica está na consistência. Nada funcionará se você fizer somente uma vez. Hal Elrod, autor do livro "o milagre da manhã", ensina várias técnicas que ele aplicou na vida dele para ter consistência de energia e disposição. Segundo ele o segredo está em ter rotina matinal até as 8hs da manhã, mas eu acrescento que faça na primeira hora do seu dia, independente da hora que acordar. Esta rotina inclui momentos de silêncio, afirmações poderosas, visualizações mentais, exercícios físicos, leitura e escrita. Recomendo a leitura deste livro e caso queira ver um resumo no youtube basta clicar aqui.
4 - Celebre as pequenas conquistas
Muitas pessoas esperam momentos de ápice e glamour, esperam uma grande conquista para comemorar e as vezes quando a conquista chega, já não tem mais energia para comemorar. Comemore cada pequeno detalhe, tudo que você perceber que aconteceu de bom no seu dia, agradeça. Você pode ter um diário na cabeceira da sua cama e anotar: pelo que sou grato hoje? Este caderno da gratidão te facilitará ver as coisas boas.
Tem uma meta alta? Que tal dividi-la em pequenas partes e ir comemorando cada pequena conquista e passo dado em direção a meta final? Acredite funciona muito!
5- Valorize a simplicidade
Este princípio é uma espécie de complemento do quarto. Existem momentos que são tão comuns e simples que caem na rotina, como por exemplo tomar café da manhã com os filhos ou familiares, ensinar o para casa para o filho, almoçar com os colegas do trabalho, encontrar com alguém que não vê há algum tempo, tudo isso acontece e nós nem ao menos percebemos o quão bom é estar ali, pois caiu na rotina. Se você se concentrar em viver cada momento como muito importante e sempre no aqui e agora, perceberá que o desânimo terá cada vez menos espaço na sua vida.
Espero que estes 5 passos te ajudem muito, pois todos eles fizeram e fazem parte da minha vida e garanto que funcionam!
Inspetor da qualidade / Técnico de Controle Qualidade (Disponível para o mercado de trabalho)
7 aMuito boa esta sua publicação. Sair do automático, traçar um objetivo, renovar as energias, celebrar as pequenas conquistas que muitas vezes deixamos passar despercebidas pelo fato de não viver o aqui e agora que é o quinto passo. É um exercício que funciona mesmo, basta praticar. Parabéns... muito obrigado.