6 segredos da comunicação bem-sucedida
Fernanda Mathias

6 segredos da comunicação bem-sucedida

Você já se viu em alguma situação no trabalho em que a comunicação falhou e o resultado apresentado foi completamente o oposto do desejado? Essa situação é mais comum do que se possa imaginar.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Project Management Institute Brasil (PMI), 76% das grandes companhias definem a comunicação no ambiente de trabalho como o principal motivo de fracasso de muitas atividades propostas.

A comunicação é um instrumento de transferência de informações, ideias e sentimentos, através da linguagem falada, escrita, sinais, gestos, entonação de voz, expressões corporais, símbolos ou comportamentos.

Para estabelecermos uma comunicação efetiva, devemos ter congruência entre o que pensamos, o que sentimos, o que fazemos e o que falamos.  Quando não há congruência entre esses elementos, a comunicação se torna ineficaz.

Uma boa comunicação começa por ouvir na essência, ou seja, ter uma atitude aberta, livre de preconceitos ou julgamentos. Quando temos uma intenção positiva, criamos uma sinergia capaz de fazer a relação gerar CURA e APRENDIZADO. Demonstramos afeto e respeito pelo outro. Passamos a aceitar que o erro faz parte do aprendizado e que perdoar e compreender são os primeiros passos para entender e aceitar nossos próprios erros. Esses cuidados fazem com que o outro tenha a sensação de pertencimento e traz leveza e plenitude nas relações interpessoais.

A comunicação é uma competência desenvolvida e aprimorada ao longo do tempo e é por isso que hoje eu vou compartilhar com vocês 6 segredos para uma comunicação bem-sucedida:

1. Saiba escutar com abertura e respeito: Busque ter uma escuta ativa sempre e tenha interesse genuíno em ouvir o que o outro tem a dizer. Ouça e observe com toda a atenção, não selecione apenas o que interessa, não deixe suas perspectivas e julgamentos interferirem, evite distrações e faça perguntas. 

2. Expresse bem suas ideias: Antes de tudo, planeje a ideia que você vai expor, mas considere também quem está ouvindo. Pense em criar uma conexão com aquela pessoa ou aquele grupo. Além disso, ao se comunicar, leve em conta outros quatro fatores: empatia (pense na realidade e nos esforços do outro), positividade (mantenha o clima para cima), veracidade das informações e relevância da sua ideia ou opinião naquele contexto.

3. Não tenha medo de conflito: O conflito, com muito respeito, é uma ótima oportunidade para esclarecer dúvidas, ampliar relacionamentos, questionar soluções e aprender outras opiniões. É muito importante ter cuidado com o posicionamento que você adota nessas situações para não se expressar de forma errada.

4. Ponha em prática a comunicação não violenta:

  • Observe: entenda o que está acontecendo e compreenda se gosta ou não.
  • Sinta: dê nome ao sentimento – diferenciando o que você sente do que você pensa ou interpreta.
  • Reconheça: verifique que necessidades estão ligadas a tal sentimento.
  • Peça: depois dos pontos acima, deixe claro o que você precisa usando uma linguagem positiva e em tom de afirmação.

5. Use a linguagem corporal para se expressar: O corpo fala e é importante não ignorá-lo!

  • Sorria e mantenha o olho no olho
  • Mantenha uma postura imponente, aberta e confiante
  • Firme os gestos firmes e os use para enfatizar o que está dizendo
  • Em videoconferências, posicione-se em frente à câmera de modo que apareça do tronco para cima, evitando colar o rosto na tela 

6. Entenda como usar cada meio de comunicação na hora certa: 

  • Como usar bem o e-mail: Use títulos auto-explicativos, sintetize as informações no primeiro parágrafo, releia antes de enviar e confira se anexou o arquivo citado. 
  • Como usar bem o aplicativo de mensagens instantâneas: Comece com uma saudação, e só depois apresente o conteúdo, termine com um pedido à ação, como “o que você acha?”, “pode me ajudar com isso”, “pode falar agora?”, use parágrafos curtos, além de intervalos entre eles, e veja se a mensagem aparece por inteiro na tela e, se for enviar áudio, planeje antes: a mensagem deve ter início, meio e fim. Se ficar muito longo, prefira fazer uma ligação; 

Uma boa comunicação ajuda você a encontrar melhores soluções, elaborar e executar ideias novas, compartilhar conhecimento, realizar projetos e evita/reduz prejuízos.

Gostou das minhas dicas? Compartilhe este artigo e ajude outras pessoas a se tornarem grandes comunicadores.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Fernanda Mathias

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos