Carreira - Ações práticas e simples para uma boa comunicação

Carreira - Ações práticas e simples para uma boa comunicação

Eu vou começar este artigo com a definição da palavra Comunicação que peguei na Wikipédia.

A comunicação (vem do latim communicatio.onis, que significa "ação de participar") é um processo que envolve a troca de informações entre dois ou mais interlocutores por meio de signos e regras semióticas mutuamente entendíveis. Fonte: Wikipédia.

Em resumo, o objetivo da comunicação é garantir que todos os participantes entendam de forma clara e objetiva o que está sendo transmitido.

Embora o processo de comunicação possa ser realizado de maneira visual, verbal, não verbal e escrita, o foco deste artigo é contribuir com sugestões para se realizar uma comunicação verbal eficiente. A comunicação verbal desempenhou um papel importante no desenvolvimento humano ao longo da história, influenciando a evolução social, cultural e intelectual e isso pode ser constatado através de algumas perspectivas como:

- Facilitação da cooperação e da Construção Social;

- Transmissão de conhecimento;

- Formação de Identidade e de Cultura;

- Resolução de Conflitos e Negociação;

- Entre outras.

O assunto comunicação é muito interessante e ao buscar conhecimento sobre o tema é possível identificar uma série de publicações que se dividem entre Livros e Blogs, onde alguns exploram a comunicação de forma específica, como a comunicação corporativa, comunicação na gestão de projetos, comunicação não violenta. Já outras obras abordam o tema de uma forma geral e apresentam caminhos para desvendar os segredos de uma boa comunicação.

Sempre ao ler estes materiais sobre Comunicação eu me questiono.

Será que existe uma forma prática e simples de realizar uma boa comunicação verbal que possa ser usada em qualquer tipo de situação ou ambiente?

Sendo assim, eu me desafiei a pensar sobre tema e cheguei a 3 pontos que na minha opinião podem contribuir para o desenvolvimento de uma comunicação objetiva e eficiente e são eles:

1)      Contextualizar

Muitas vezes, em uma conversa, acreditarmos que todos os participantes possuem o mesmo nível de conhecimento e de informação sobre o tema que será foco da conversa, mas esta é uma crença que nem sempre é verdadeira.

Sendo assim, investir alguns minutos para contextualizar o assunto vai garantir que todos os participantes iniciem a conversa de um ponto comum de entendimento. Esta ação de contextualizar elimina possíveis ruídos causados por “mal entendidos” e suposições e abre o caminho para uma comunicação eficiente e produtiva.

2)      Exercer a escuta ativa com perguntas

Antes de falar sobre este item, eu quero dar a minha opinião sobre uma frase, frequentemente usada quando o assunto é comunicação. A frase é a seguinte:

“Comunicação não é o que você fala, é o que o outro entende”. Esta frase coloca sobre o emissor a responsabilidade pela compreensão da mensagem que está sendo transmitida e eu não concordo.

Se voltarmos à definição da Wikipédia, temos uma parte interessante que diz o seguinte - Comunicação significa a ação de participar. O emissor tem sem dúvida nenhuma a responsabilidade de ser claro e objetivo em relação ao que está sendo transmitido, mas na minha opinião, o processo de entendimento em uma conversa é de responsabilidade de todos os envolvidos.

Voltando ao tópico da escuta ativa com perguntas. Exercer a escuta ativa é basicamente dedicar atenção para a pessoa que está falando, evitando distrações, interrupções e conclusões precipitadas.

Mas durante uma conversa, mesmo após uma etapa de contexto, dúvidas irão surgir, o que é natural e desejável e, neste caso, as perguntas precisam ser feitas para buscar o entendimento correto. No entanto, no dia a dia não é o que acontece, as pessoas hesitam em realizar questionamentos por acreditarem que são as únicas com a eventual dúvida ou até mesmo por medo de serem julgadas por falta de conhecimento e de atenção.

Na dúvida pergunte. A responsabilidade por um bom entendimento da mensagem que está sendo transmitida é de todos que estão participando.

 3)      Feedback de entendimento

Expresse o que foi entendido e permita ao emissor a oportunidade de confirmar ou corrigir a compreensão sobre a mensagem transmitida. Esta ação é uma forma de garantir que o ciclo da comunicação tenha sido realizado de forma eficiente e que tenha atingido o seu objetivo que é a compreensão correta por todos os envolvidos.

Portanto, ao integrar estas três ações - contextualizar, exercer a escuta ativa com perguntas, e obter feedback de entendimento - em nossas interações, aprimoramos nossa habilidade de comunicação, elevamos a qualidade de nossas conversas, tornando-as mais eficientes e eficazes. Assim, independentemente do papel que assumimos na conversa, seja como emissor ou receptor, temos em nossas mãos as ferramentas para construir caminhos de entendimento e colaboração.

Espero que este artigo provoque reflexões que sejam importantes para o seu desenvolvimento profissional.

Comunicar é gerar ação em comum! Além disso, a comunicação depende muito mais de como você ouve do que de como você fala.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos