7 MENTIRAS SOBRE EMPREENDEDORISMO QUE VOCÊ (sempre) ACREDITOU
Há anos estudo, através de cursos e leituras de livros e revistas especializados, o Empreendedorismo. Converso com empreendedores - eu mesmo já fundei algumas empresas, e tudo o que se diz e se faz sobre empreendedorismo não me é alheio. Em meu escritório há sempre revistas, livros sobre empreendedorismo e sempre em mim algumas perguntas: Por que tantos fracassam? Há realmente perfis empreendedores? Se nasce empreendedor ou se faz empreendedor? Há milhares de respostas a essas simples indagações e dentro dessas respostas a maioria com as quais se mundo compreendedor se identifica, toma como dogma e seguem suas trilhas de sucesso ou... fracasso!
Isso se dá devido a existência de mentiras geradas pela vaidade que impera no mundo empreendedor, ou melhor, entre os empreendedores que fantasiam ou maquiam seus resultados para que se mostrem vitoriosos. Pura #burrice.
Das mentiras que tenho notado, enumerei SETE, número cabalístico da totalidade ou plenitude.
Faço aqui um ranking negativo das 7 Mentiras sobre #Empreendedorismo, ou seja, do sétimo ao primeiro e peço que, caso concordem, #Compartilhe com seus contatos no #Linkedin, #Facebook, #Twitter e outras redes sociais. SÓ NÃO ESQUEÇAM DE MIM!
Let's go!
#SétimaMentira
Nem todo #Empreendedor terá milhões na conta pessoal ou pessoa jurídica. A ideia que se passa é que os empreendedores em certo momento alcançaram tal nível financeiro e que nadará em dinheiro. MENTIRA. O empreendedor poderá nunca alcança um caixa de sete dígitos e mesmo assim ser vencedor, viver bem, com as contas em dias. Em apertada síntese: será um Empreendedor de #Sucesso e, principalmente, #Feliz.
#SextaMentira.
A existência do intraempreendedor. Esse cara não existe. É uma farsa. O empreendedor é o dono do negócio, da ideia, da iniciativa, e qualquer outro que queira aí atuar é um estelionatário, ainda que de boa fé, mas um farsante querendo "doar" ideias num espaço nascido do empreendedorismo de uma outra pessoa.
#QuintaMentira
Há pessoas que cumprem religiosamente os ritos do empreendedorismo, mas que não evoluem. Tomam como regra de vida as regras - se é que elas existem, do empreendedorismo, mas vivem com o pé na jaca (para usar um eufemismo), porque há queiramos ou não o fator #Sorte. Sempre houve. O melhor contrato que assinei em minha vida foi porque tive a sorte de pegar um elevador errado. Tive #Sorte!
#QuartaMentira
Há felicidade fora do Empreendedorismo. Há pessoas que nasceram para o chão da fábrica, para as rotinas do escritório, para o silêncio de cumplicidade, para o serviço sem questionamentos. Ou seja, não são nem jamais serão empreendedores, mas são #Felizes, mesmo com suas rotinas, seu salário modesto de quatro dígitos, são muito #Felizes.
#TerceiraMentira
A terceira mentira diz respeito a capital, dinheiro, mufunfa, capim, dólar... dinheiro! Não se empreende sem dinheiro. Seja pouco, seja muito, mas sempre será necessário. Mesmo que o dinheiro não seja seu: seja do pai, da mãe, do padrinho, da namorada, da vovó. Não importa quem realmente seja o dono do dinheiro (desde que não seja fruto de crime, claro), mas dinheiro é imprescindível. Sempre.
#SegundaMentira
Nenhum empreendedorismo nasce do #NADA. Ou nasce de uma ideia, de uma necessidade, de uma experiência (boa ou ruim), da dica de um amigo, parente ou ouvida no barzinho, ou de um curso gratuito promovido pelo #Sebrae, ou publicado na #PEGN. O vazio não produz nada. Se empreende ou com ideias e experiências próprias ou de outrem.
#PrimeiraMentira
Nem todos nascem para empreender. Nem todos conseguem empreender. Nem todos por mais que estudem, trabalhem e ser esforcem conseguiram empreender. O que não significa que serão pessoas infelizes.
Finalizando.
Não seja bobo nem boba. Tenha os pés no chão, mesmo que em alguns momento a cabeça passeie pelas estrelas. Mesmo nestes devaneios, permita-se à lucidez. Faz bem e eu gosto!