8 sugestões para cuidar da sua saúde mental e da sua equipe
Você já se sentiu culpado por não estar emocionalmente bem? Já teve receio de buscar ajuda por medo do julgamento? Já ouviu que doença mental é franqueza ou coisa de louco?
Diariamente pessoas se sentem assim!
Ansiedade e depressão são causas recorrentes de afastamento nas organizações. Em 2019, a OMS incluiu Burnout como fenômeno ocupacional, incluindo como CID, a partir de janeiro de 2022. Também de acordo com a OMS os transtornos mentais acometem 30% dos trabalhadores no mundo, e estão entre as principais causas de absenteísmo.
Mas afinal, o que é saúde mental? Saúde mental vai muito além da ausência de doenças mentais. A saúde mental está no equilíbrio, na condição de conseguir lidar com as adversidades, desafios e dificuldades do dia a dia.
Quando estamos emocionalmente bem, cuidamos da saúde mental, estamos investindo e cuidando da vida! Isso influencia em produtividade, bem-estar, cuidado, atenção, comportamentos seguros e tantos outros benefícios.
E, assim como os movimentos do Outubro Rosa e Novembro Azul, o JANEIRO BRANCO foi criado com objetivo de ampliar a visibilidade e as discussões sobre esse tema tão importante.
Levando em consideração que passamos a maior parte do nosso dia no ambiente de trabalho, precisamos saber como cuidar da Saúde Mental dos nossos colaboradores na nossa companhia.
Aqui vão algumas dicas que você, líder, pode colocar em prática no dia a dia com a sua equipe:
Falamos tanto sobre aprendizagem contínua, desenvolvimento, "aprender a aprender"... Que tal incentivar não só o desenvolvimento técnico, mas também emocional da equipe?
2. Melhore sua comunicação
Como você está se comunicando com sua equipe? Se atente também à comunicação não verbal. Sua postura, expressão e olhar também falam muito!
3. Pratique a escuta ativa
Existem diversos cursos sobre oratória, falar em público, dar treinamentos, falar com equipes. Mas... Como está sua habilidade de escutar? Escutar com atenção é uma das melhores atitudes que você pode ter com alguém. As vezes as pessoas só precisam ser ouvidas.
4. Invista no seu desenvolvimento
Busque autoconhecimento, busque novas formas de se comportar, busque aprender mais sobre como liderar uma equipe com empatia e cuidado.
Recomendados pelo LinkedIn
5. Reserve um tempo para você e faça aquilo que gosta
Equilíbrio! Dedique um tempo para você, para seu lazer, para seus hobbies. Tempo de qualidade com você mesmo faz bem para a mente e faz bem para o corpo.
6. Busque uma rotina saudável
Cultive bons hábitos! Só você mesmo saberá o que funciona melhor para sua rotina saudável. Encontre esse caminho e se mantenha firme nele. Pode ser alimentação, atividade física, terapia, meditação...
7. Ouça antes de dar sua sugestão
As vezes a equipe só precisa ser ouvida! Dedique esse tempo de escuta antes de dar a resposta ou sua sugestão.
8. Estimule que as pessoas busquem por suporte profissional, além de autocuidado
Quebre paradigmas, deixe os preconceitos de lado! Por que é tão fácil buscar um ortopedista quando quebramos algum osso e tão difícil procurar um psicólogo quando não estamos emocionalmente bem? Apoie quando alguém da sua equipe precisar de suporte profissional e se você não se sentir apto nesse papel, direcione ao ambulatório, área de gente ou algum profissional especialista da organização.
Além disso, se atente aos sinais!
Antes de julgar um colaborador com sonolência, que chega atrasado com frequência, que está com baixa atenção nas atividades, que aparenta estar desmotivado... Observe, converse, escute! Ele pode estar precisando do seu acolhimento e incentivo para buscar ajuda de um profissional da saúde!
Que tal levar esse tema para sua rotina?
Pratique com a equipe! Promova DDS, reuniões com esse tema, momentos informais, realize check in e check out emocional antes e depois dos encontros.
E lembre-se de sempre manter um discurso coerente com a prática. Falar sobre o cuidado com a vida é importante mas, mais importante do que isso, é viver o cuidado com a vida como valor.
Janeiro Branco é o mês dedicado ao tema mas saúde mental vale para o ano todo!
Me conte! O que você faz para cuidar da sua saúde mental e da sua equipe?