Entendendo e desenvolvendo adaptabilidade
Ouvimos falar sobre soft skills o tempo todo, as famosas habilidades comportamentais. Segundo Goleman, “traços e comportamentos que caracterizam nossos relacionamentos com outros”.
De fato, nossos traços comportamentais são fundamentais em qualquer cenário ou ambiente. É a maneira como interagimos em nossas relações interpessoais e como reagimos diante de situações e contextos diferentes.
Basta "dar um Google" que encontramos uma série de soft skills enumeradas como as habilidades em alta, habilidades dos profissionais do futuro, habilidades que são esperadas nas organizações etc.
Mas, diante de um mundo em constante transformação, ouso falar que uma das soft skills mais necessárias para o profissional do passado, presente e futuro é a capacidade de adaptabilidade. Pense em sua vida: Quantas mudanças já precisou enfrentar e superar? Imagino que inúmeras!
"Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer."
Costumo falar que minha trajetória trabalhando com pessoas não é muito longa, iniciou há quase 8 anos. Mas, é extremamente intensa e rica em aprendizados e mudanças: inúmeras mudanças estruturais, mudanças de gestão e reporte, interação cultural com mais de 15 países, novos programas, projetos de inovação, mudanças de processos, contratações, desligamentos, transferências, incontáveis auditorias, implantação de novas ferramentas, fechamento de uma planta, abertura de uma planta, mudanças culturais, certificações, desenvolvimento de um novo setor, projetos sociais... ufa!
Olho para trás e só consigo sorrir! Esses são alguns exemplos de diversas mudanças que tive a oportunidade de vivenciar nesses quase 8 anos. Mas, nem sempre foi fácil! Mudar exige muito de nós. E, como profissional de Recursos Humanos, trabalhamos dobrado: precisamos gerenciar e administrar a mudança em nós e nos demais colaboradores da empresa.
"Ter adaptabilidade é ver as chances e não as perdas."
Segundo IBC, adaptabilidade é a capacidade que um indivíduo tem de se adaptar, de acordo com as necessidades, situações e circunstâncias. Trata-se da aptidão de viver em condições diferentes daquelas as quais está naturalmente acostumado.
Mas, como desenvolver essa habilidade tão importante? Resolvi compartilhar algumas dicas com vocês:
- Autoconhecimento: Invista em autoconhecimento. Procure conhecer suas emoções e como você reage em diversas situações. O autoconhecimento pode facilitar um processo de mudança e trazer autoconfiança para os novos desafios;
- Otimismo: Veja a mudança como uma oportunidade e não um problema. Como você pode aproveitar esse processo de mudança para aprender novos conhecimentos e habilidades?
- Inove: Busque novos caminhos, faça novas descobertas, foque nas soluções e respostas, não no problema ou na dificuldade;
- Faça a diferença: O mundo está cheio de pessoas que passam a vida lamentando, reclamando, focando no lado negativo. Busque aprender novas maneiras de trabalhar diante da nova realidade;
- Conecte-se: Você não é o primeiro a passar por essa mudança. Outras pessoas já passaram por isso antes e outras pessoas podem passar por isso no futuro. Aproveite essa situação para se conectar e compartilhar ideias, experiências e aprendizados.
O mais importante: permita-se ao novo! Analise racionalmente, novas mudanças trazem novas oportunidades! Concentre-se nos resultados e siga em frente! Mude. Evolua!
Me contem, vocês já enfrentaram muitas mudanças por aí? Como costumam reagir?