ADVOGADO DE SITH, PROFESSOR DE JEDIS
Coluna publicada no Jornal Destak, 15/Agosto/2019
Pensa comigo: é legal comprar coisas geeks? Sim, é muito legal! Ir no cinema toda semana, assistir a todos os lançamentos? Fantástico, e se tiver pipoca caramelizada e um copão de refrigerante, melhor ainda. E aquele jogo de última geração, lançamento? Quero, e comprar inclusive na pré-venda, jogar todo o meu dinheiro na tela do computador.
Opa, acho que falei algo importante. Dinheiro. Dinheiro? O que é isso, tem sabor de chocolate? Onde vivem, o que comem, como se reproduzem?
Às vezes tem sabor de chocolate sim, e muitas vezes, de abacaxi. O mais importante é como se reproduzem, e isso eu posso dizer com certeza, que é trabalhando. Não é tão fácil. Às vezes, a gente fica com preguiça de levantar da cama, de manhã. De vez em quando aparecem alguns problemas graves pra resolver. Mas isso se chama trabalho, e com trabalho, nasce o dinheiro. Uau!
O assunto ‘dinheiro’, sempre vem seguido de ‘como o ganhar?’. Por isso, nas próximas semanas falarei um pouco sobre profissões, tanto das tradicionais, como as novas. Um emprego, não importa o formato, é a primeira forma de se ganhar o ‘faz-me rir’. E com dinheiro, compramos nossos videogames, action figures, livros, HQs, pagamos o streaming, o celular lançamento, aquela TV de 65 polegadas, e assim por diante.
Hoje vou apenas citar algumas profissões, mais focadas nesse novo mundo. Acredito que a mais difundida é a de Streamer. Antigamente ele era conhecido como YouTuber, mas com a chegada de diversas novas plataformas, o termo se transformou. O que faz essa pessoa? Ela ‘streama’, ou seja, ela faz transmissões ao vivo, na plataforma online de sua escolha, sobre algum tema. O mais comum são os gamers, que ficam horas conectados, jogando diversos tipos de jogos.
Geralmente são jogos MOBA, os de estratégia em tempo real, com vários jogadores. Já ouviu falar em League of Legends? Então, é essa linha de jogos. São jogos pra PC, que rodam melhor numa plataforma Nvidia, ou até pra celular. Os jogos de FPS, tiro em primeira pessoa, também são muito utilizados pelos streamers.
Seguindo na linha dos games, temos os e-atletas, os pro players. Os campeonatos de jogos estão cada vez maiores, mais ricos, com mais audiência. Isso traz a necessidade de criação de Ligas, e com isso times profissionais, que precisam de jogadores profissionais. Se você é um bom jogador, pode ser o próximo herói online.
No ecossistema da transmissão online, temos também os editores de áudio e vídeo, diretor de arte, técnico de e-atleta, influenciador digital, além das profissões tradicionais que se especializaram no online. Advogado especializado em direito digital, assessor de imprensa de criador de conteúdo, professor online, vendedor online e muito mais.
Você tem uma profissão do futuro? Mande-me uma mensagem no instagram.com/guitsubota. Falaremos sobre elas nas próximas semanas.