AI uma força transformadora que moldará o futuro
Bem-vindos à nossa Newsletter Insights Gestão RH!
Nesta edição, entramos em um tema que está revolucionando o mundo corporativo: a Inteligência Artificial e seu impacto no futuro. Com o avanço tecnológico acelerado, é importante entender como a IA está moldando nossas carreiras e organizações.
Para abordar esse tema, contamos com a expertise de um líder visionário em inovação e tecnologia: Bruno Omeltech , CEO da Omeltech. Nosso convidado especial traz uma perspectiva única sobre como a IA está transformando o cenário empresarial e quais habilidades serão essenciais para os profissionais do futuro.
Desde o início dos tempos, o ser humano sempre buscou melhorar, progredir, evoluir. Cada era de evolução foi marcada por grandes transformações e, inevitavelmente, por medos que surgiram diante do desconhecido.
Assim como muitos acreditavam que as máquinas acabariam com a economia ou que a internet iria extinguir os livros, hoje enfrentamos novos desafios com a inteligência artificial. Ela é o próximo passo da evolução, e é um passo tão significativo que já foi comparado à descoberta do fogo.
Em sua forma moderna, a IA começou sua trajetória em meados do século 20, mas foi em 2022 que cruzou seu maior abismo: o salto de uma tecnologia restrita a poucos para um uso acessível à população em geral.
O lançamento do ChatGPT pela OpenAI marcou esse momento.
A chegada do ChatGPT quebrou recordes, levando apenas cinco dias para atingir um milhão de usuários – um feito gigantesco se comparado a ferramentas como a Netflix, que precisou de três anos e meio para alcançar o mesmo número.
Esse marco colocou a IA no centro das discussões sobre o futuro da tecnologia e da sociedade.
Mas, se a tecnologia vai avançar a ponto de realizar milhares de tarefas hoje executadas por nós, qual é o nosso papel na sociedade do futuro?
Previsões da PwC indicam que a IA pode impulsionar a economia global em mais de 15 trilhões de dólares até 2030.
No entanto, esse crescimento exponencial não vem sem riscos.
O excesso de regulação pode sufocar a inovação, enquanto a falta de controle pode levar a problemas como deepfakes, conteúdo enviesados e ameaças à cibersegurança.
O futuro do trabalho também está em jogo: se a IA continuar a se expandir sem um desenvolvimento adequado de capacitação e alfabetização nessa tecnologia, podemos criar lacunas no mercado de trabalho que terão um impacto negativo na economia e no desenvolvimento social global.
Todas essas mudanças em larga escala exigem profissionais adaptativos, curiosos e dispostos a testar e garantir que a tecnologia traga benefícios para a humanidade, e não se torne uma criação destrutiva.
Esse papel é fundamental para as organizações e as principais aplicações incluem:
Neste cenário em constante evolução, a IA não é apenas uma ferramenta, mas uma força transformadora que moldará o futuro.
Recomendados pelo LinkedIn
Cabe a nós, líderes e inovadores, garantir que essa força seja utilizada para construir um mundo melhor. Para isso, vamos entender os tipos de IA existentes e algumas ferramentas disponíveis.
O primeiro tipo que vou destacar é a IA generativa, que está sendo amplamente utilizada hoje em dia, pois ela é capaz de criar textos, imagens, e outros conteúdos com base em dados e comandos.
E algumas ferramentas comuns são: o ChatGPT e Gemini para construção de planos, MidJourney e DALL-E para criação de imagens e Copilot da Microsoft para produtividade, entre outras tantas.
Também temos a IA preditiva que analisa dados para prever tendências e comportamentos futuros. Muito comum em setores como finanças e saúde.
Por último, a IA analítica processa grandes volumes de dados para encontrar padrões e fornecer insights. Muito comum em plataformas como Power BI e Google Analytics.
Essas ferramentas são potencializadas pela maneira como você se comunica com elas – e é aí que entra a importância de um bom prompt de comando.
Mas afinal, o que é um prompt de comando?
O prompt de comando nada mais é que a instrução que você dá a uma IA para que ela produza um conteúdo ou responda a uma solicitação. É como uma pergunta ou orientação que direciona a IA para gerar um resultado desejado.
Vejam comigo algumas técnicas para redigir um bom prompt de comando.
Zero-shot Prompt: Você pede à IA para realizar uma tarefa sem fornecer exemplos anteriores.
Few-shot Prompt: Aqui você dá alguns exemplos para guiar a IA.
Chain of Thought: É quando você divide um problema em etapas menores para que a IA siga uma lógica.
Tree of Thoughts: O prompt orienta a IA a pensar em várias soluções possíveis para um problema, criando uma árvore de opções. É uma extensão do CoT (chain of thought)
Roleplaying Prompt: Aqui você pede à IA para adotar um papel específico.
Lembre-se: a melhor forma de aprender é praticando, por isso, vai lá e faz, depois compartilha comigo nos comentários os seus resultados.
- Bruno Omeltech
As reflexões acima destacam o papel da IA no futuro. É nossa responsabilidade não apenas adaptar-nos a essas mudanças, mas também guiar nossas equipes nessa jornada de transformação.
Ao incorporar as técnicas de prompt e explorar as diferentes aplicações da IA, podemos criar ambientes de trabalho mais inovadores e eficientes. Lembre-se: o futuro não é algo que simplesmente acontece conosco, mas algo que construímos ativamente.
Agradecemos por dedicar seu tempo a este conteúdo. Esperamos que as informações inspirem novas ideias e ações em sua jornada profissional. Até a próxima edição, em que continuaremos explorando temas para o futuro da gestão de pessoas!
How will new technologies impact human behavior? We will never interact or work in the same way again! Do you want to learn how to lead this change? Welcome to my profile.
2 mFoi um prazer contribuir! Vamos juntos!