Alternativa: o Plano “A”!
Conteúdo: Portal PME NEWS. Autor: Sidney Cohen Foto: Pixabay

Alternativa: o Plano “A”!

Se você tem por hábito seguir o que a maioria faz e não está surtindo o efeito esperado, que tal fazer diferente e partir para o Plano B?

Uma nova alternativa em um bom negócio pode ser a solução, ou, simplesmente, agregar valor ao planejamento das empresas, mesmo as já consolidadas. Como é o caso do Mercado Livre, que lançou este ano o MercadoCoin, estratégico ao seu programa de fidelidade com o cliente. Trata-se de uma criptomoeda usada como cashback aos clientes que comprarem produtos em sua plataforma. Assim, os clientes poderão usá-la tanto para novas compras ou até mesmo negociá-la no MercadoPago. Em seu lançamento a moeda virtual tinha o valor equivalente a US$ 0,10.

A inovação é um braço forte para as empresas se diferenciarem no mercado. A Basf é um bom exemplo e a adota dentro de sua política de gestão com alguns programas, dentre eles: O “Prêmio Suvinil de Inovação”, com a proposta de estimular estudantes e fornecedores de diversas áreas de atuação a desenvolverem projetos criativos com foco em inovação; o Programa de Aceleração “Fora da Lata”, lançado desde 2019 e que já acelerou 11 startups com objetivo de melhoria de processos internos e comerciais. Outra ação da empresa que desperta muito a atenção por abraçar uma causa sustentável é a Campanha “Pintou, Sobrou, Lavou”, de incentivo ao descarte de embalagens da Suvinil, tendo como mensagem principal a de se evitar o desperdício ao adotar o consumo consciente das tintas. Empresas de outras áreas e de porte menor também praticam campanhas para atender esta causa. Como é o caso da produtora de farinha, massas e biscoitos, Orquídea Alimentos, que lançou o Projeto “Orquídea Eco” que nasceu do Programa de Ideias – “Fome de Ideias” com a participação de seus colaboradores. O resultado foi a fabricação de produtos biodegradáveis como copos, pratos e outros utensílios de cozinha, tendo como base o resíduo do farelo de trigo.

A pandemia promoveu a migração do Plano A para o plano B em muitas pequenas empresas para sobreviverem. E um ótimo exemplo é o do Restaurante Metrópole de Belo Horizonte.

Especializado em comida contemporânea, mesmo já adepto, o delivery não foi suficiente para superar a crise. Foi então que a Fernanda Silveira Costa, dona do restaurante, começou a colocar a mão na massa literalmente e percebeu que as vendas de bolos e doces, que não era o foco do restaurante, começaram a se destacar nas vendas. Muitas receitas eram de sua avó, então ela decidiu participar aos seus clientes, os produtos com o rótulo: “Receita de Vó”, contribuindo para o sucesso do “novo” negócio.

Apesar de ser suspeito em falar e, ao mesmo tempo, por estar envolvido diretamente, coloco-me como o mais apropriado em citar o PME NEWS como uma mídia alternativa e que vem contribuindo, e muito, para a inclusão, principalmente dos pequenos empresários ao acesso à informação de temas relacionados aos negócios PMEs. E por envolver uma linguagem diferente e de forma simples e rica, com o recado dado por especialistas; em sua maioria composta de pequenos empresários. Vem contribuindo nesses 10 anos em ser mais uma fonte de conteúdos importante ao cenário corporativo.

Reparem também nos casos do Uber, Airbnb, Spotify e demais tecnologias disruptivas. Assim como muitas startups, estudaram a dor do cliente e com um formato alternativo promoveram soluções não apenas eficientes, como tornaram-se referências no mercado.

Independente do negócio e porte da sua empresa e das oportunidades e ameaças que envolve o cenário corporativo, reavalie o seu Plano A, quem sabe a solução esteja no Plano B. Por outro lado, na hora de buscar uma solução para atender a sua necessidade, analise bem o mercado, não necessariamente o que a maioria esteja usando seja a melhor solução. Enfim, procure outras alternativas antes de decidir.

Conteúdo copiado na íntegra do PME NEWS. O artigo foi publicado no portal em 03/11/2022 as 18h48m. Segue o link: https://lnkd.in/dfv8-UcR

Ronaldo G. Salim, MSc.

CONSULTORIA E TREINAMENTO EM VENDAS

1 a

Sidney Cohen...Ótima análise para a saída do cotidiano........pensar e fazer diferente.

Bom dia, excelente artigo parabens, isso prova que sempre temos que ter um Plano B, já que o Plano A não está dando os resultados esperados. Seu texto só comprova o que li recentemente sobre o tema " O Plano B é fazer o Plano A funcionar." como? Arranjando outros meios, ideias, formatos e maneiras de se diferenciar para alavancar os resultados. Parabéns pelo texto, parabéns por dividir seus conhecimentos e sucesso na vida pessoal e profissional. 👍

Andre Costah. B.Sc.MBA.HCMBOK®.HCMPB®.CFO®.PMO®

Consultor | Conselheiro | PMO | CFO | Engenharia | Gestão de Contratos e Projetos de Alta Complexidade | Energia | Óleo & Gás.

2 a

Nobre Sidney Cohen, exelente ponto de colocação. A estratégia de planos alternativos é sempre uma boa condição depois da análise de cenários e riscos. Condição de mitigação. Exelente artigo meu amigo. Parabéns! Abração.

Tiago Shizuo Torii

Engenheiro Eletricista | Especialista em Gestão de Projetos | Sustentabilidade | PMO | Gestão de Manutenção | Certificação Green Belt | Imobiliário | Planejamento Estratégico em Engenharia

2 a

Eu posso dizer meus parabéns, concordo contigo, temos que ter planos alternativos antes de iniciar o plano principal. Não podemos defender egos da escolha, temos que esta aberto pra novas possibilidades. Risco é muito alto pra saúde da empresa. Grande abraços e sucesso!

Parabéns, excelente abordagem sobre a necessidade de se ter um Plano B sempre pronto para entrar em cena. Atualmente, o meu plano A é comprar um determinado imóvel, de um projeto em lançamento, mas se o RI demorar muito para sair eu vou buscar um outro imóvel. Um forte abraço, sucessos!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos