Time que está ganhando, SE MEXE!
Conteúdo: Portal PME NEWS. Autor: Sidney Cohen Foto: Pixabay

Time que está ganhando, SE MEXE!

O que é mais difícil: chegar à liderança ou mantê-la? Por um lado alcançar o topo do pódio é o desejo de todas as empresas e permanecer nele talvez seja o maior desafio. Independente da posição, a concorrência está por todos os lados. Para os líderes, o conceito do “time que está ganhando não se mexe”, não existe e nem pode existir.

A inovação com apoio fortíssimo da tecnologia pode ser um forte aliado ou até mesmo inimigo, se estiver em mãos dos concorrentes e por isso, é preciso se mexer sempre! E principalmente no momento como este de pandemia, o verbo “mexer” se transforma em “agir” e rápido!

Por falar em velocidade, o delivery está mais do que atento e as compras da internet estão sendo entregues muito rápidas. No Mercado livre, a compra de hoje chega amanhã. As Americanas chegam em 3 horas e a Magalu hein?! Ainda que em fase de testes, entregam em 1 hora, isso mesmo! E não para por aí, o IfoodMercado chega em 15 minutos. Ah! não estranhe se o seu pedido chegar antes de você acabar de ler este artigo…

Ufa! respire fundo, beba um copo de água e vamos diminuir só um pouco o ritmo, mas se mexendo sempre. Como faz a Nestlé. Ela anunciou no mês passado o investimento de cerca de R$ 1 bilhão para a construção de um novo parque industrial no estado de Santa Catarina, com o foco na produção de ração para cães e gatos. Lembra da concorrência? Pois é, a BRF que tem um braço forte no setor de alimentos PET, a BRF Pet, acaba de anunciar a aquisição da empresa Mogiana alimentos, que produz também ração para cães e gatos, com isso a BRF Pet passa a ter 10% da participação do mercado pet food, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET). Ambas ações são muito recentes e a briga pela liderança vai ser boa.

As startups também estão se mexendo, a exemplo da Livup. A startup de alimentação saudável dobrou de tamanho no ano passado. Antes mesmo da pandemia já vinha crescendo e percebendo que precisava se diferenciar ainda mais, lançou novos produtos como as cestas de vegetais orgânicos e uma seleção de saladas prontas. E com a captação de R$ 180 milhões ampliará ainda mais o negócio na expansão da marca e em tecnologia.

A pandemia foi um divisor de águas para muitas pequenas empresas. Algumas perceberam a oportunidade de expandir o portfólio para crescer. O Ateliê Sweet Home é um bom exemplo. Localizado em Feira de Santana na Bahia, começou com roupas de mesa e no fim de 2020 passou a investir também em pratos e louças, dobrando o seu faturamento. Em breve planeja vender também por atacado.

Outro ótimo exemplo é o da empresa Tem Jeito, de Campina Grande, na Paraíba. Especializada em costura e conserto de roupas. O fundador Evandro de Macedo Filho, que começou a trabalhar na loja de moda feminina de sua mãe, logo percebeu a alta procura por conserto de roupas e decidiu abrir em 2016 o seu próprio negócio, neste ramo de atividade. Com o isolamento social a demanda aumentou bastante e a empresa que já adota o modelo de franquias, espera expandir ainda mais o negócio com a meta de dobrar o faturamento este ano.

A mudança é comum em empresas que estão em dificuldades e buscam alternativas para reverter à situação. E percebemos aqui, nos exemplos citados, que independente do porte e do negócio da empresa e até mesmo para empresas que estão em boas situações financeiras, o verbo ACOMODAR não existe. Então acorde e MEXA-SE, SEMPRE! Pense nisso!

Conteúdo copiado na íntegra do PME NEWS. O artigo foi publicado no portal em 03/7/2021 as 17h59m. Segue o link: https://lnkd.in/eBxzFr5


Na pandemia onde muitos viram uma grande crise outros viram grandes oportunidade de criar e expandir a vida é assim enquanto uns choram outros vendem lenços .

Guilherme Koster

Financial Controller | Gerente Administrativo Financeiro | Gerente Financeiro | Finanças

2 a

Excelente esse artigo! Trazendo ideas e conceitos visionários para os dias atuais, caro Sidney Cohen! Fato é que no mundo pós pandemia, quem não se mexe, não sobrevive. Eu mesmo vivo uma experiência desse tipo agora, transformando uma indústria muito tradicional numa plataforma multi marcas. E a tarefa é árdua! Mas, quanto mais árdua, mais arregaço as mangas como bom Brasileiro que não desiste nunca! A propósito sobre time e mudanças, pertinente é recomendar a reinvenção, e neste caso, falo especificamente sobre o caminho que eu trilho. Tive recentemente a oportunidade única de participar de um workshop promovido pela galera do PCP e super maravilhosamente conduzido por Paulo GHINATO san e Alexandre Sandes san sobre Lean. Magnífico e eloquente é o pensamento Lean. Cabe muito bem neste cenário por você avençado. E eu diria mais, estou a ler um livro excelente que trás justamente este conceito de mudança, mesmo no que está ganhando, aliado ao pensamento Lean e cuja temática vai exatamente de encontro ao que você expõe neste artigo. (veja foto anexa). Por fim, eloquente e contemporâneo o pensamento de que time que tá ganhando, mexe também! Concordei! Forte abraço, e uma semana abençoada pra nós!

  • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Parabéns Sydney, excelente artigo, muito obrigado por compartilhar conosco! Um forte abraço, muitas felicidades e sucessos sempre! #cheers

Nelio Marcenal

Coach e Mentor de Carreira

3 a

Sidney Cohen, muito bom mesmo e concordo plenamente com você! Estamos vivenciando tempos muitos diferentes do passado! Parabéns pelo texto! Forte abraço!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Sidney Cohen

  • Parceria: importante para fazer acontecer e crescer!

    Parceria: importante para fazer acontecer e crescer!

    Em sua opinião, a parceria é boa para os negócios? Bem, na sociedade de um negócio, principalmente envolvendo pequenas…

    25 comentários
  • Que tal diversificar?

    Que tal diversificar?

    Especialista ou Generalista? Lá vem esse papo novamente? Pois é, sempre que há mudança de cenário do mercado (o que não…

    31 comentários
  • O NÃO eu já tenho!

    O NÃO eu já tenho!

    Quantas vezes você já ouviu das pessoas o “NÃO!”, “Nem Pensar!”, “Tô Fora!” e dos mais educados: “Muito obrigado, mas…

    25 comentários
  • Panela velha é que (ainda) faz a comida boa?

    Panela velha é que (ainda) faz a comida boa?

    Em sua opinião, panela velha faz comida boa? Se levarmos para o lado dos negócios, muitas marcas experientes continuam…

    100 comentários
  • Alternativa: o Plano “A”!

    Alternativa: o Plano “A”!

    Se você tem por hábito seguir o que a maioria faz e não está surtindo o efeito esperado, que tal fazer diferente e…

    28 comentários
  • Agarre-me, se puder…

    Agarre-me, se puder…

    Se você é daqueles que não perde tempo e agarra a oportunidade quando ela pinta bem na sua frente. Parabéns! Vai fundo…

    32 comentários
  • Tinha uma pedra no meio do caminho

    Tinha uma pedra no meio do caminho

    Sabe quando você tem uma pedra no meio do seu caminho e você precisa retirá-la ou então desviá-la para seguir em…

    82 comentários
  • Quem vive de passado é museu. Será?

    Quem vive de passado é museu. Será?

    Se em seu negócio você respira o passado 24h por dia, então eu tenho duas notícias para te dar: uma boa e outra ruim. A…

    46 comentários
  • Filho único

    Filho único

    E então, se você fosse abrir uma empresa hoje, apostaria as suas fichas em um único produto? Certamente se você está…

    23 comentários
  • Espelho, espelho meu…

    Espelho, espelho meu…

    O que desperta a sua atenção quando você vai comprar um produto? A qualidade, a beleza, ou o preço? Em muitos casos, o…

    20 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos