Análise do filme BACURAU
Boa noite meu povo!!! Vamos refletir sobre esse filme? Vem comigo e, ao final, me conta o que você achou!
🎞️ Bacurau é um filme brasileiro, dirigido por Kleber Mendonça Filho, Juliano Dornelles, e que retrata a realidade de Bacurau, uma cidade do interior brasileiro, aparentemente esquecida pelas autoridades, pelo restante do Brasil e pelo mundo.
⠀
🎥O filme, na minha visão, é bem sucedido em mostrar a pobreza e o descaso público em relação a direitos sociais básicos dos seus cidadãos, como saúde, alimentação, segurança...
⠀
✏️Interessante para trabalharmos a ideia do direito achado na rua, ou seja, aquele direito que vale apenas para aquela localidade e que é seguido como lei absoluta para aqueles que ali moram... Nesse contexto podemos inserir também a teoria criminológica do interacionismo simbólico (não lembra o que é? Fiz um vídedo no IGTV sobre isso, dá uma olhada lá!).
⠀
📽️Outro ponto interessante é mostrar como o conceito de dignidade humana pode ser distorcido, o que fica bastante evidente quando a uma criança é feita a seguinte indagação: “Quem nasce em bacurau é o que, bacuraense?”, “É gente”, responde a criança.
⠀
⚠️Quanto às críticas, entendo que o filme é bastante alegórico em determinados pontos, mostrando uma realidade fictícia ao extremo, além de levantar pontos polêmicos no início do filme que são esquecidos no decorrer da trama. Ademais, o final deixa um pouco a desejar, especialmente por não deixar claro qual seria o desfecho desses pontos polêmicos... No entanto, colocando na balança, é um filme que vale muito a pena ser visto! Eu gostei e veria de novo! Se você correr, acho que ainda consegue pegar ele passando no cinema!
⠀
🎞️🎥📽️Quem aí já assistiu?
⠀
🎞️🎥📽️Concorda ou discorda dos meus comentários?
⠀
💬Deixa um recadinho aí pra mim!! 😘😘