Ancore a sua confiança
Algo tem chamado a minha atenção ultimamente nas mentorias que tenho feito. Parece que existe um problema latente e bastante profundo, em muitas pessoas hoje em dia, que é a falta de confiança em si mesmo como profissionais, simplesmente por estarem o tempo todo se comparando externamente com o que tem visto nas redes sociais.
Existe um cuidado que precisa ser tomado. Esta ultra- exposição que estamos vivendo as redes sociais, onde é postado o life style perfeito ou trazido a luz apenas os grandes feitos das nossas carreiras, esta gerando uma distorção. Os parâmetros para medirmos os nossos esforços devem estar dentro de cada um de nós, levando em consideração as nossas particularidades, o caminho profissional que cada um esta traçando e sem perder a perspectiva do todo que é onde queremos estar e como estamos nos esforçando para chegar - muito mais importante do que apenas nos compararmos aos flashes das vidas de sucesso que aparecem nas timelines.
Peça fundamental para passarmos do estágio da adolescência para a vida adulta, a confiança é uma das virtudes mais importantes que precisamos desenvolver para uma vida emocional saudável. Sim, a palavra é desenvolver, já que hoje se sabe que a confiança pode e deve ser trabalhada diariamente para que seja fortalecida e manter-se em um nível satisfatório ao longo da vida. Ela impactará diretamente como nos sentimos e evoluímos profissionalmente.
Na educação de base das escolas no Brasil, ainda existe uma resistência em educar as crianças e jovens em relação a inteligência emocional, algo que fora já é fato, inclusive em relação a ensinar meditação como atividade na grade curricular por exemplo. Tudo isso esta relacionado a formar pessoas mais completas e mais bem preparadas para a vida social e para o mercado de trabalho; através do desenvolvimento de virtudes.
Como cita seu livro Felicidade Autêntica o autor Martin Seligman um dos papas da psicologia Positiva - área da psicologia que estuda os fundamentos da felicidade e do bem-estar, sustentados pelo desenvolvimento das virtudes humanas e comportamentos positivos - as virtudes como a confiança e a coragem são as grandes responsáveis por uma vida satisfatória e feliz, nos ajudando a ter estabilidade emocional e portanto, uma vida mais produtiva e relevante para nós mesmos e consequentemente, para a sociedade.
Inspirada em entender mais sobre o tema, tive a oportunidade de conhecer uma instituição muito interessante aqui em São Paulo chamada School of Life, que tem como foco dar cursos de inteligência emocional. Fiz o sobre CONFIANÇA.
Lá, pude me conectar com esta virtude tão bonita e tão poderosa. Comecei o curso acreditando que uma confiança inabalável era praticamente coisa de super herói, digna apenas de pessoas que transcenderam situações extra complexas e difíceis.
Quando comecei o curso, vi o quanto esta é uma virtude humana, um estado de fé em si mesmo que pode sofrer alterações ao longo da vida mas, deve ser resgatado através de treinamento diário para nos mantermos com ele. A base é manter o pensamento ancorado na certeza que a situação que esta sendo passada é a melhor que poderia ser e que as coisas encontrarão o seu lugar.
Treinar a confiança e ancora-la em uma base sólida é não dar espaço para a frustração, já que o que existe é um empoderamento em relação a própria vida e as suas consequências!
Temos a oportunidade nas mãos de nos desenvolvermos de forma mais sólida e autêntica, ancorando os nossos parâmetros de profissionais competentes e de sucesso dentro de nós mesmos e não no outro. A melhor maneira de nos superarmos deve ter como base de comparação o que eu somos hoje como profissionais, onde se quer chegar e para isso, que ações são preciso ter para conquistar o plano.
Parece óbvio mas, por si só, já é um baita exercício de confiança!
Professor - Planejamento e comunicação pessoal/urbana
5 aMaravilhoso!!
Product Marketing | PMM | Growth | Varejo | banco BV
5 aE pra gente que esta começando agora no mercado criar essa confiança é fundamental. Gostei muito do texto!