Apresentações corporativas: Como comunicar, sensibilizar e engajar o seu time

Apresentações corporativas: Como comunicar, sensibilizar e engajar o seu time

As empresas estão rodeadas por um mundo que tem prezado cada vez mais pela inovação e constante renovação de perspectivas e abordagens, e isso vale para todos os públicos que interagem com uma marca corporativa. Os colaboradores procuram por empresas em que há abertura para diferentes iniciativas e, igualmente, os clientes buscam por marcas que ofereçam a eles diferentes soluções e melhores resultados.

Apesar da demanda, propor novas ideias dentro do ambiente corporativo é sempre um desafio.

É natural que enfrentamos a resistência da liderança do negócio, ou até mesmo do time de colaboradores da empresa, pois ambos os lados estão habituados a uma forma pré-estabelecida de ver, pensar, sentir e agir diante de determinados assuntos e problemas, sem falar no medo de se arriscar em direção a algo de natureza inovadora e adaptável.

Mas a propagação de novas ideias dentro de organizações mais tradicionais não é uma tarefa impossível, pelo contrário, ela depende apenas de práticas inteligentes de comunicação corporativa.

Não só é necessário ter uma boa comunicação aliada a ferramentas eficazes, mas também aplicar essa comunicação de forma consciente, conhecendo a importância de suas nuances, o propósito e o impacto de cada palavra.


Então, fica a pergunta: como podemos criar apresentações corporativas capazes de sensibilizar, comunicar e gerar engajamento em novas ideias e propostas?

  • Traga as pessoas para perto do problema

Qual é o contexto, a origem e o impacto da sua ideia? É fundamental que você facilite o entendimento de todos, para que as pessoas entendam a importância de falarmos sobre determinado assunto e a urgência de uma nova iniciativa acerca dele dentro da empresa. Apresente dados que demonstrem o contexto do problema, como surgiu essa ideia (seja ela sua ou uma proposta que você viu sendo praticada no mercado por outras empresas) e de que forma ela pode se tornar uma solução de impacto.

  • Sensibilize a liderança

Por que a sua empresa deveria se importar com isso? Pode ser a ideia mais legal do mundo, a iniciativa mais inovadora do mercado, a proposta mais incrível que você já fez, mas o que vai importar no final dessa conversa é se você conseguiu ou não sensibilizar a liderança da empresa a dar um primeiro passo. Afinal, por que o seu líder deveria se importar com esse problema? O que essa nova ideia ou proposta pode trazer de benefícios (pensando em impacto interno) ou de vantagem competitiva (pensando em impacto externo)? Existem prioridades, tempo, energia e dinheiro envolvidos nessa escolha, então seja estratégico e inteligente em sua abordagem.

  • Apresente soluções e ferramentas

Quais são os primeiros passos para colocar ela em prática? Como podemos começar a partir de amanhã? Não adianta dar uma ideia que você não sabe como colocar em prática. Conheça as técnicas, abordagens, ferramentas e as melhores práticas antes de apresentar uma proposta dentro da sua empresa. É importante que você traga um desafio real, mas acompanhado de uma solução tão real quanto o problema. Se possível, desenhe um escopo de projeto e compartilhe com todos o papel que cada setor da empresa desempenha nessa ideia e de que maneira cada um dos envolvidos poderá contribuir para o sucesso dessa iniciativa.

  • Demonstre resultados reais

Que outras empresas/marcas estão fazendo isso? Identifique outras empresas e marcas que já encontraram e testaram soluções para este mesmo desafio ou problema, vá atrás de empresas que se destacaram no mercado ao adotar iniciativas parecidas com aquela que você está propondo, e apresente todos esses casos de mercado como evidência dos resultados reais que podem ser conquistados. Exemplos de impacto verdadeiro, especialmente em números, podem tornar a oportunidade ainda mais real para a liderança da sua empresa.

  • Motive para criar engajamento

O que já foi feito e como a sua empresa pode fazer ainda melhor? Mostre para as pessoas de que forma as competências e atributos da empresa podem ser utilizadas para criar uma solução ainda melhor do que as que já foram exploradas por outras empresas e alcançar destaque no mercado. O desafio de fazer algo ainda melhor, maior, mais diferenciado ou, quem sabe, mais simples e eficaz, pode gerar motivação pessoal e engajamento coletivo.


Temos aqui, por fim, alguns dos principais aspectos aos quais você deve se atentar na hora de construir uma apresentação corporativa. Por meio deles, será possível criar uma experiência que movimente e, também, mobilize novas ideias, trabalhando com a sensibilização e motivação tanto da liderança quanto dos colaboradores que dão corpo à sua empresa.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Monica Ferrari

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos