Estou perdendo minha audiência: 5 dicas fundamentais para reconquistar a atenção das pessoas nas suas apresentações

Estou perdendo minha audiência: 5 dicas fundamentais para reconquistar a atenção das pessoas nas suas apresentações

Nós podemos sentir que estamos perdendo a atenção das pessoas durante uma reunião, apresentação de proposta ou palestra.

É provável que você já tenha passado por isso: as pessoas começam a evitar contato visual com você, adotam uma postura que expressa um certo tédio sobre o que você está falando, cruzam os braços na frente do corpo.

Se isso já aconteceu com você, pode ter certeza de que você perdeu aquela audiência e sua mensagem não atingiu o objetivo.

As consequências de uma audiência perdida são inúmeras, e algumas delas são tão prejudiciais que, a longo prazo, podem levar o seu negócio à falência.

Pensando nisso, separei 5 dicas fundamentais de técnicas que você pode utilizar para trazer mais dinamismo para o seu discurso.

Você pode colocá-las em prática como forma de prevenção para não correr o risco de perder a atenção e engajamento da sua audiência, como também pode utilizar algumas delas no improviso durante uma reunião ou apresentação quando perceber pela linguagem não-verbal das pessoas que está prestes a perdê-las.


DICA 1

Divida seu discurso ou apresentação em trechos, e no intervalo entre um trecho e outro, faça algo inesperado. Quebre sua narrativa contando uma história ou estudo de caso, por exemplo. Converse com alguém da plateia, por exemplo. Muitos comediantes usam essa estratégia em suas apresentações de stand-up para despertar atenção e aproximar o público de sua mensagem.

DICA 2

Estruture sua apresentação em tópicos e, se possível, intercale estes tópicos com vídeos, ou mesmo fazendo um revezamento entre você e outro(a) orador(a). Isso vai ajudar a dar ritmo para a apresentação e criar picos na experiência que podem aumentar o índice de atenção da audiência.

DICA 3

Incorpore atividades dentro da sua apresentação, especialmente exercícios que requerem que elas se levantem, façam movimentos físicos e/ou interajam diretamente com outras pessoas. Ao tirar seu público da zona de conforto, você brinca com possibilidades, cria dinamismo na sua apresentação e, também, contribui para que a sua audiência de fato viva uma imersão real no seu conteúdo. A compreensão da mensagem é muito maior quando as pessoas sentem o que você está tentando explicar.

DICA 4

Lembra daquela dica sobre conversar com a audiência no meio da sua apresentação para criar cortes e dinamismo no seu discurso? Você também pode usar essa técnica para solicitar feedbacks ou iniciar debates coletivos. E por que não unir essas duas ideias com a dica anterior das atividades? Que tal dar um exercício escrito para todos e pedir que eles apresentem suas ideias para interagir diretamente com você e receber feedbacks, iniciar debates promissores sobre outras implicações do tema da sua mensagem?

DICA 5

Essa dica é a mais utilizada de todas, especialmente em palestras e reuniões muito longas. Ela consiste em adicionar intervalos reais à apresentação, para que as pessoas possam sair de seus lugares, irem a outro ambiente, dispersar e socializar com o público, e assim, retornar de mente fresca para ouvir a sua mensagem. É uma forma de “resetar” o cérebro e a atenção da sua audiência, para que ela seja capaz de absorver melhor o que você tem a transmitir e compartilhar com ela.


Experimente colocar uma dessas 5 dicas em prática na sua próxima reunião e, depois, me mande seu feedback (nos comentários deste artigo ou por e-mail) contando sua experiência.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos