Atitude de dono
Já ouviu dizer sobre o senso de dono ou atitude de dono? Uma vez ou outra é aplicado por empresas como um modelo a ser seguido, para que as pessoas envolvidas nestes direcionamentos busquem atitudes que prosperem com o todo, sinônimo de atitude pró-ativa, de eficácia e de resultados.
Contudo, o que é ter atitude de dono? Como aplica-lá? Como ser vista como um diferencial e uma vantagem que deva ser conduzida?
Uma visita a um cliente me chamou atenção neste sentido. Acho interessante observar os quadros e informações que as empresas geralmente explicitam para os seus stakeholders. Sempre que visito um cliente e observo tal intenção tento analisar primeiro se as palavras cumprem com a realidade, principalmente olhando para o ambiente de gestão nos níveis a que propõem serem implantados.
Não foi surpresa alguma ao analisar que neste quadro existia uma lista de atitudes que o cliente caracterizou como Atitude de Dono - organize-se para sermos todos felizes. Em minha opinião concordei com a coerência destes pontos. Uma "lista de atitudes" que pode ser conduzida para todos os níveis organizacionais. Compartilho esses itens neste post, sendo eles:
- Você abriu? - feche;
- Acendeu? - apague;
- Desarrumou? - arrume;
- Sujou? - limpe;
- Está usando algo? - trate com carinho;
- Quebrou? - conserte;
- Não sabe consertar? - Chame quem o faça;
- Para usar o que não lhe pertence, peça licença;
- Pediu emprestado? - devolva;
- Não sabe como funciona? - aprenda primeiro, e se não consegue aprender não mexa;
- É de graça? - não desperdice;
- Não sabe fazer melhor? - não critique;
- Não veio ajudar? - Não atrapalhe;
- Prometeu? - cumpra;
- Seja cordial. Se ofendeu? - desculpe-se;
- Falou? - assuma
- Demonstre responsabilidade até em pequenas situações. Quem não é responsável no pouco, no muito, muito menos.
- E finalizando: Sua atitude reflete no todo e sua responsabilidade define o resultado de sua vida por onde quer que esteja. Você também é dono, então seja um!