Aumento da taxa de juros vs mercado de trabalho temporário

Aumento da taxa de juros vs mercado de trabalho temporário

O emprego temporário diminuiu antes de algumas recessões recentes e durante a desaceleração econômica. Os trabalhadores temporários, normalmente empregados por meio de agências são fáceis para as empresas trazerem a bordo – e dispensar também.

Os cortes nos empregos temporários se somam a outras evidências como os anúncios de corte de empregos corporativos que aumentaram significativamente em relação ao ano anterior.

O mercado de trabalho é historicamente forte, mas em desaceleração. Os empregadores criaram 223 mil empregos em dezembro, o menor ganho em dois anos. Taxas de juros mais altas provocam perdas de empregos e uma recessão à medida que os aumentos das taxas de juros do Federal Reserve filtram a economia.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Folhas de pagamento de ajuda geral (em cinza) e trabalhos temporários (em vermelho) em relação aos anos anteriores.

O declínio mais amplo no emprego temporário coincide com outras indicações de uma desaceleração do mercado de trabalho. A contratação está esfriando. Os trabalhadores estão demorando mais para encontrar emprego e permanecendo em benefícios de desemprego por mais tempo. E a média de horas semanais dos trabalhadores está de volta aos níveis pré-pandemia. As horas extras dos fabricantes caíram em dezembro para o nível mais baixo desde os lockdowns da pandemia e as consequências da recessão de 2007-09.

Porém, alguns dos declínios no emprego temporário podem refletir uma normalização após contratações agressivas durante grande parte de 2021 e em 2022. Muitas empresas – como supermercados e processadores de alimentos – aumentaram com funcionários de curto prazo para ajudar a atender à crescente demanda.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos