AUTOCONHECIMENTO E SUCESSO PROFISSIONAL
“Quanto mais eu me conheço, mais me curo e me potencializo”. Por trás desta afirmação de Jose Roberto Marques, um dos maiores coach e palestrantes do Brasil, está implícito o poder do AUTOCONHECIMENTO.
Quando falamos em autoconhecimento estamos falando em individualidade, em acessar os níveis mais profundos do nosso EU, para a psicologia é atingir um elevado estágio de consciência, que me permite entender tudo o que acontece comigo- para dentro de mim e para além de mim. O autoconhecimento me permite entrar em contato com todas as minhas habilidades e potencialidades.
CONHEÇA-TE A TI MESMO
Quanto mais eu me conheço como individuo, mais eu me encontro com aquilo que me faz único no universo. O autoconhecimento é a chave que abre a porta para inúmeros caminhos a serem trilhados.
Mesmo com todos os benefícios que o autoconhecimento traz para os indivíduos por que ele ainda é tão impopular? Porque ele está associado a um caminho longo e doloroso, e, em um mundo acelerado e efêmero em que as pessoas buscam soluções mágicas e rápidas para suas questões, sejam elas profissionais ou pessoais, trilhar este caminho não é uma opção. O que as pessoas não percebem é que o mundo não é o que está fora de nós, os acontecimentos não são uma entidade separada do ser humano, o mundo é o que acontece dentro de mim, é como eu o vejo, o compreendo e atuo. Muitas vezes, o que as pessoas esperam é que as coisas simplesmente aconteçam, sem entender que são suas ações, o seu jeito de ser no mundo que determina o que irá acontecer com elas.
Fazendo um paralelo com a vida profissional, podemos afirmar que grande parte dos profissionais de sucesso são profundos conhecedores de si mesmo, eles sabem quais suas habilidades e suas potencialidades. Isso permite que eles estejam em constante evolução, aperfeiçoando seus gaps e potencializando suas fortalezas. Saber quem somos nesse imenso universo nos humaniza, personaliza e nos permite construir, dia-a-dia, nossa própria história.
PROPÓSITO E VIDA
O autoconhecimento nos permite descobrir qual a nossa missão neste mundo. Responde à pergunta: O que deixaremos como legado quando não estivermos mais aqui?
Encontrar nossa missão é tão difícil, que muitas pessoas passam a vida toda procurando, algumas até conseguem encontrar, mas não sabem ou não tem coragem de seguir neste caminho. Encontrar nossa missão de vida ou nosso propósito nos conecta ao nosso EU, aos nossos valores mais profundos, e ao exercê-lo nossa existência torna-se mais leve e prazerosa, não temos mais a sensação de que trabalho é esforço, é renúncia, por mais que nossa missão seja árdua.
A partir desta descoberta, uma força poderosa nos impulsiona para frente, uma força que muitas vezes nem sabíamos que existia, e como se parássemos de remar contra a maré e passássemos a remar a favor da corrente, conseguimos ver sentido nas coisas que fazemos e que antes fazíamos de modo automático.
As pessoas de sucesso vivem seu propósito, basta pensar no Pele ou Bolt por exemplo, eles fizeram aquilo que nasceram para fazer, ou seja, exerceram plenamente seus talentos, nos fazendo pensar que o faziam de maneira muito fácil, quase que sem esforço, quem já não teve esta sensação ao ver o Pele jogar ou o Bolt correr, não é mesmo?
É por meio do autoconhecimento que conseguiremos desenvolver nossas habilidades, expor nossos talentos e vivenciar nossa missão, sem a impressão de que estamos agindo em vão, desperdiçando tempo ou caminhando sem destino.
Referencias:
Marques, Jose Robertos. Crenças e Arquétipos- Você pode curar sua vida. 03° edição, IBC, 2019.
A vida simbólica: Escritos diversos. Petrópolis. VOZES, 1998.