Autoconhecimento: jornada da vida com pontos de transformação.

Autoconhecimento: jornada da vida com pontos de transformação.

Um dos processos mais dolorosos e bonitos da vida: a busca de autoconhecimento.

Esta jornada individual onde se busca respostas sobre quem se é, Como afeta e é afetado pelo mundo.

Dolorosa, pois na busca por ela vemos muitas de nossas sombras: medos, apegos, invejas, ciúmes, querer ser amado e reconhecido pelo outro.

Bonita, pela faceta de virtudes, caráter, alegria que vemos que possuímos, a potente capacidade de mudar e força irrepreensível do amar.

O EU SOU possui uma única e múltiplas respostas de expressão. É tão importante pegar na mão este conhecimento, pois só com ele agimos de forma consciente no mundo: não nos encaixamos, ou nos colocamos acima, abaixo, do lado. É mais difícil manipular quem se apropria deste conhecimento e não age de forma irrefletida.

Começamos a perceber a autoralidade que possuímos sobre nosso próprio caminho. A influenciar ambientes, provocar mudanças e traçar novos destinos.

O autoconhecimento não é uma jornada de um dia, é da vida, pois cada erro, cada idade, cada acerto abrem uma nova porta de respostas.

Algumas portas são duras de abrir, mas à medida que aprendemos a ver como portas sabemos que uma hora um aprendizado mais duro passa, e traz força de aprendizado para a próxima porta.

No atendimento de coaching percebo quando a pessoa está em processo de autoconhecimento realmente, quando está em um momento de “quiebre” que significa mudanças mais profundas e este é o campo de atuação do ontológico, pois está disposta a se olhar mesmo e querendo atravessar novas portas de si.

Há várias formas de se conhecer: o coaching que citei, terapias, retiros, ou mesmo ter o hábito de refletir no fim de cada dia (perceber as relações espelhos que contruimos). Mas em todos estes processos envolve esforço e uma vontade real de conhecer-se mais.

A frase centro do templo de Delfos lembra como esta é a busca mais importante e antiga do ser humano: “homem conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo.”

#desenvolvimentohumano #autoconhecimento #liderançaconsciente #thamazdesenvolvimento #serradamantiqueira #coachontologico


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Thalita Mazepa

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos