Tocando processos como música
Nos últimos meses tenho publicado posts no LinkedIn falando sobre tarefas manuais e repetitivas que comumente sugam a energia que poderia ser aplicada em atividades mais estratégicas ou em inovação e melhoria de processos.
De vez em quando também comento em posts que falam da necessidade de separar a “vida profissional” da “vida pessoal”, como se tivéssemos duas vidas distintas, duas personalidades. Esses dias comentei que a vida é “tudo junto e tudo misturado”, ou seja, minha vida pessoal influencia diretamente minha vida profissional e vice-versa, porque, como a Juliana Paranhos respondeu em um comentário meu, "Somos múltiplos mas únicos, logo não tem essa divisão".
Vida Pessoal e Vida Profissional: “tudo junto e misturado”, apenas faces da mesma moeda!
Eu, por exemplo, fiz quase que toda minha carreira toda em tecnologia da informação, predominantemente em atividades relacionadas à processos e gestão. Paralelamente, sempre atuei como músico e esses dias estava pensando: mesmo sendo mundos tão distintos, se cruzam em muitas habilidades e abordagens.
Na música, padrões rítmicos e harmônicos são fundamentais, assim como na gestão de processos, onde em cada etapa, harmonia e ritmo devem ser cuidadosamente planejados. A capacidade de identificar e memorizar padrões na música, de resolver problemas criativamente, também têm paralelo na gestão de processos, para identificação de pontos de melhoria contínua e inovação. Cito ainda a disciplina da prática musical e a habilidade de sequenciar logicamente, que é crucial em ambos os campos e são habilidades requeridas para a organização de processos empresariais de forma eficiente.
Recomendados pelo LinkedIn
Na música, habilidades de comunicação, colaboração / trabalho em equipe são tão essenciais como nos negócios.
Em outro aspecto, a fé, a família e a paixão pelas atividades que realizamos são a base que sustentam e enriquecem a vida. A música não só complementa minha carreira na área de tecnologia, mas também traz alegria e satisfação pessoal, contribuindo para um bem-estar geral. Meus dois filhos seguiram o mesmo caminho, então tenho uma casa musical!
Entre fazer o que gosta e gostar do que faz, escolha a segunda opção. Está bem mais no seu controle
Reforço a importância de encontrar felicidade em tudo que fazemos, seja no trabalho ou em atividades pessoais, como um caminho para a eficácia e satisfação na vida. Ao final, identifique o equilíbrio, priorize o que realmente é mais importante e, penso, estará no caminho para uma vida plena, motivada e verdadeiramente feliz.
Head of Tax at BAT Brasil & Member Of The Supervisory Board at FASC
1 aMuito legal!!! Adorei a narrativa!
Especialista em Transformação Digital & Inovação | Consultor & Mentor de Carreira I Palestrante & Professor | Autor
1 aMeu amigo, Rogerio Melo,MSc,ITIL®, gostei demais do artigo. Desejo muito sucesso na vida. Abs