Bánh Xèo; panqueca de arroz crocante do Vietnã (Bánh Xèo; crispy Vietnamese rice pancake)
Bánh xèo é uma panqueca de arroz recheada e crocante, popular no Vietnã.
O nome refere-se ao som (de xèo – crepitante) que a massa de arroz faz ao ser despejada na frigideira quente.
É uma panqueca frita saborosa feita de farinha de arroz, água e açafrão em pó.
A cúrcuma é uma planta com flor, Curcuma longa, da família do gengibre, Zingiberaceae, cujos rizomas são usados na culinária.
A planta é uma planta herbácea perene, rizomatosa, nativa do subcontinente indiano e do sudeste da Ásia, que requer temperaturas entre 20 e 30°C e alta precipitação anual para prosperar.
As plantas são colhidas todos os anos para seus rizomas, algumas para propagação na estação seguinte e outras para consumo.
Também pode ser chamado de crepe vietnamita.
Alguns recheios comuns incluem carne de porco, camarão, cebola verde em cubos, feijão mungo e broto de feijão.
Bánh xèo também é servido com alface, hortelã, manjericão asiático e hortelã de peixe.
O prato também é popular na culinária cambojana, onde é chamado de banh chao.
A culinária cambojana é um termo genérico para as cozinhas de todos os grupos étnicos do Camboja, enquanto a culinária Khmer se refere especificamente à tradição culinária de mais de mil anos do povo Khmer.
Ao longo dos séculos, a culinária cambojana incorporou elementos da culinária indiana, chinesa e, mais recentemente, francesa e, devido a algumas dessas influências compartilhadas e interação mútua, tem muitas semelhanças com as cozinhas vizinhas tailandesa, vietnamita e laociana.
O banh chhev cambojano é mais semelhante ao estilo vietnamita do sul do bánh xèo do que ao estilo presente no Vietnã Central.
Recomendados pelo LinkedIn
O Vietnã Central, também conhecido como Vietnã do Meio ou O Meio, anteriormente conhecido como Trung Phần pelo Vietnã do Sul, Trung Kỳ e Annam sob a Indochina Francesa, é uma das três regiões geográficas do Vietnã.
O nome Trung Bộ foi usado pelo rei Bảo Đại quando estabeleceu nível administrativo superior à Província em 1945, em vez do Trung Kỳ que lembrava a ocupação francesa.
Este nome foi usado oficialmente pelo governo da República Democrática do Vietnã e é popularmente usado hoje.
Há também uma versão tailandesa do bánh xèo chamada Khanom bueang Yuan.
É oferecido por alguns vendedores ambulantes e está disponível em muitos restaurantes de Bangkok que servem cozinha tailandesa ou real.
A culinária tailandesa é a culinária nacional da Tailândia.
A culinária tailandesa enfatiza pratos levemente preparados com fortes componentes aromáticos e um toque picante.
O chef australiano David Thompson, especialista em comida tailandesa, observa que, ao contrário de muitas outras cozinhas, a culinária tailandesa consiste no malabarismo de elementos díspares para criar um acabamento harmonioso.
Como um acorde musical complexo, ele deve ter uma superfície lisa, mas não importa o que está acontecendo por baixo.
Simplicidade não é o ditado aqui, de forma alguma.
O recheio mais comum na Tailândia é uma mistura picada de coco ralado, amendoim torrado, camarão, rabanete salgado e tofu frito e servido com broto de feijão e pepino doce.