BAL CIVAP SPE realiza evento de lançamento das obras.
Na manhã desta sexta-feira (25) a BAL CIVAP SPE em conjunto com o CIVAP - Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema , realizou o evento do lançamento da primeira fase das obras do empreendimento Central de Tratamento e Geração de Energia – CTGE “Eng. Roberto Infiesta”, na rodovia SP-270 – Km 427, em Palmital, SP.
O evento contou com a participação de diversos membros da sociedade e também de representantes do poder público e privado. Com um discurso motivador, o Prefeito de Palmital, Luis Gustavo Mendes Moraes, citou de maneira assertiva o protagonismo que este empreendimento traz para a região. Na sequência, o prefeito de tarumã, Oscar Gozzi , pode retratar de maneira bastante emocionante, a história da busca da região por soluções mais sustentáveis para a destinação dos resíduos sólidos, que culminou em 20 anos de trabalho árduo e pesquisa do consórcio, de todos que presidiram o CIVAP, e buscaram ao longo do tempo esta solução que culmina hoje na CTGE “Eng. Roberto Infiesta”.
Finalizando o evento, o Eng. Luciano Infiesta , filho do precursor da tecnologia, que dá nome ao empreendimento, e herdeiro da ideia de solucionar a destinação dos resíduos sólidos urbanos, gerando com eles energia elétrica, fez uma apresentação, da tecnologia utilizada, o gaseificador por leito fluidizado, que converterá o resíduo dos municípios desta região, em um gás de síntese, por meio do processo de craqueamento das cadeias carbônicas, sem empregar queima ao resíduo. Este gás de síntese, nesta planta, será utilizado para geração de vapor em caldeira, e o vapor seguir para a geração de energia elétrica em uma turbina. Esta energia será vendida e distribuída na região.
O evento marca a primeira etapa das obras, que consiste na realização da terraplanagem, plantio de cercamento verde e perfuração do poço artesiano, atividades estas, com o devido licenciamento emitido pelo órgão ambiental regional, a CETESB.
Recomendados pelo LinkedIn
A BAL CIVAP SPE se orgulha em fazer parte desta história no Vale do Paranapanema, e como resposta, trará a solução tecnológica que será responsável por dar destino ambientalmente correto e sustentável aos resíduos dos municípios da região, gerar energia elétrica de maneira limpa e renovável, e promover o desenvolvimento da região, por meio de uma tecnologia nacional, auxiliando todo o país na descarbonização, reduzindo as emissões de gases efeito estufa por meio da tecnologia utilizada na destinação dos resíduos sólidos urbanos.
O futuro está sendo construído agora, e o Vale do Paranapanema será pioneiro, colocando os primeiros tijolos deste futuro sustentável.
--
1 aParabéns, O FUTURO COMEÇOU...