Bancos na Itália. Como funcionam? Melhores ou piores que no Brasil?
www.clientebancario.com.br

Bancos na Itália. Como funcionam? Melhores ou piores que no Brasil?

Quesitos : Juros e tarifas, Automação, Produtos e Atendimento

 Olá pessoal!  Por curiosidade, muitos colegas me perguntam como é o sistema bancário aqui na Itália. Compartilho a minha opinião… não só como consumidora; mas, também, com uma visão clínica de ex-bancária.

A Itália, país pertencente a união européia  ( aproximadamente com 20 países), além da presença do banco central italiano, conta com o  banco central europeu,  sediado na Alemanha, o qual,  faz a gestão do Euro, matém os preços equilibrados e guia a  política economica e monetária da UE.

Ressalto alguns pontos como referência a nossa realidade brasileira.  O  que  “mais se  destaca” é o quesito JUROS. A diferença é enorme, enquanto, no Brasil, a taxa ”Selic”  gira em torno de 14% a.a; na Itália, a taxa “Euribor” gira em torno de 1,9%a.a.  Já podemos concluir que, na Itália, se paga infinitamente menos juros na concessão de crédito. O equilíbrio economico favorece a sociedade. Todos podem comprar um carro - que custa menos que a metade do valor no Brasil – e pagar, aproximadamente,  juros  5%  ao ANO;  o crédito pessoal  (7% ao ANO ) e  os juros menores se estendem, também, para demais linhas de crédito.

Sem dúvida, neste quesito, o sistema bancário na  Itália, favorece o consumidor e  é bem melhor  que  o do Brasil –   considerando  que os bancos brasileiros  são os que mais ganham com Spred, tarifas, etc.

Automação bancária - o Brasil está muito na frente, é infinita as alternativas de atendimento, serviços e produtos que os bancos brasileiros oferecem…  através da internet, caixas eletronicos e por telefone.    Na Itália, a título de exemplo,  para obter crédito - o cliente faz a solicitação, espera uma análise de até 20 dias, assina 30 folhas e espera  uma semana para o departamento processar o crédito   ( processo usado há muitos anos no Brasil). O sistema de “Pré aprovado” não existe! Para obter qualquer tipo de produto e serviço é moroso.

 Atendimento : Neste quesito, considero que o Brasil também está na frente, com excessão do fluxo grande  de filas nas agências, que aqui não existe.  Do resto, o atendimento é melhor no Brasil. Possuímos os orgãos de proteção e defesa do consumidor, o que reforça a preocupação, dos bancos e empresas,  em atender bem.  Na Itália, as empresas, como um todo, não se preocupam quando um consumidor alega reclamar… Não existem  rankings de avaliações, de atendimento, canais de reclamação  como Procon, Bacen, etc… O povo italiano não apresenta a cultura de RECLAMAR pelos seus direitos como os brasileiros. O consumidor no Brasil,  possui “voz e força” nas redes sociais e  demais orgãos.

 Agressividade comercial-  Eu diria que  não existe “bancários” como os brasileiros. Um sonho de consumo para os bancos de todo o mundo. Na Itália, um gerente de agência, é nominado como diretor de agência  e seu posicionamento é o mesmo de um gerente geral, há 30 anos no Brasil. Fechado numa redoma de cristal, com secretária para agendar o recebimento dos clientes, muita formalidade e distancia. O diretor da agência se sente o “ prefeito da cidade” Rsss.

Parace que o cliente está pedindo um favor para o Banco. Não existe a velocidade e agressividade comercial brasileira,  não existe as metas absurdas,  não existe o interesse desesperado pela retenção do cliente ou produto… Não existe a preocupação da reclamação… Quero dizer em comparação a intensidade brasileira. Você vai encerrar a sua conta? Arrivederci!   Esta agressividade comercial brasileira,  justifica o porquê que os bancos brasileiros  são os que mais ganham no mundo…

Enfim… Considerando os prós e os contras dos aspectos abordados, creio que para o consumidor bancário, o que mais beneficia e impacta no seu dia a dia, seria o quesito JUROS.. e a Itália ganha!

 Estas informações são em base ao meu ponto de vista, experiência bancária no Brasil  e vivência  aqui na Itália, respeito demais opiniões. Espero ter tirado a dúvida de alguns.

 Aproveito e os convido para AVALIAR, com um só clic,  o seu banco.

Está Satisfeito… Comece a ELOGIAR e curta o seu banco  na Web!                      Está insatisfeito… Avalie!  Dê uma nota de 1 a 10.

Acesse a primeira PLATAFORMA interativa de avaliação no setor bancário.  www.clientebancario.com.br   

 Abraços a todos!

Marta Peres                                                                   contato@produtosmadeinitaly.com.br

Luciano S.

Motorista Carreteiro , Lorry Driver Truck , Condutor de Veículos PESADOS.

8 a

Show.

Ronaldo Leati Pinto

Gerente Empresas Top Business no Banco Itaú

8 a

Muito bom !!

Jefferson Torres Pereira

Project Quality Manager | Gestão de Projetos | Customer Experience | Quality Tests Expert | Perceived Quality

8 a

Amazing article , congratulation!

Euclides Gama

Officer Middle/Corporate Market

8 a

Gostei do artigo. Parabens

Torquato Viglioni

Administrador de Empresas com especialização em finanças.

8 a

Muito interessante. Os bancos brasileiros só agem como tupiniquim, no quesito juros.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos