A bendita ignorância!
Arte por Blog da Ciência

A bendita ignorância!


Dois livros mudaram muito a minha vida e meu conceito sobre mim e tudo á minha volta. Depois destas leituras, passei a me questionar e querer aprender cada vez mais sobre a existência humana.

Pitágoras diz que a filosofia é o amor pela sabedoria experimentado apenas pelo ser humano consciente de sua própria ignorância. Ou seja, apenas através desse reconhecimento poderemos buscar racionalmente e

formular logicamente, respostas para nossos questionamentos. E como premissa científica, temos que entender que TUDO é mutável por isso, devemos questionar sempre.


Já fui uma pessoa que queria estar sempre certa, independentemente ao assunto buscava sempre o reconhecimento pelas minhas atitudes que, ao meu ver, eram esplêndidas.

Eu era um ser incompreendido e pouco reconhecido. Quando no fundo só queria me encaixar.

Hoje sei, que nada sei. Que o reconhecimento é ilusório, já que o que sei de mim é apenas a minha percepção e pelo egoísmo natural, todos acham que são melhores. Como posso querer que olhem pra mim se não conseguem olhar sequer pra si? Minha vida mudou quando decidi ser ignorante para aprender mais, deixei de querer estar certa para ter razão e não espero aplausos, espero compreensão.

A filosofia muda muito a vida de quem se propõe a aceitar sua ignorância, incompreensão, fragilidade... Muda quem não se aceita como ilha e decide que vale mais o reconhecimento coletivo que sua coroa de louros particular. É mais racional e producente, perdoar, ser educado, compartilhar... ser humano!

E você? Quando vai parar com essa mania de querer ser o melhor ao invés de querer ser melhor?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Ariane Marsoti

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos