[bilhete 002] como se sentir esgotado pelo resto da vida

[bilhete 002] como se sentir esgotado pelo resto da vida

burro seletivo | o sabe tudo | medo de decepcionar | sempre estar certo (problema)


essa é uma edição curta da newsletter postei & saí, sobre ansiedade e vida moderna.

__________

🎧 leia essa edição ouvindo stay alive, do josé gonzález

caro amigo,

você também acha que hoje a gente é cobrado por ter opiniões racionais sobre absolutamente qualquer coisa?

e você sabe bem, meu caro, se tem uma coisa que eu tenho são dúvidas. vou tirar essas respostas que tão me pedindo de onde?

ligado a isso, também fico martelando uma coisa: quem somos nós quando não ‘precisamos’ ter todas as respostas?

destaque ali no ‘precisamos’ porque realmente não precisamos, mas tiramos diabos sei da onde que temos que ter uma opinião racional sobre tudo.

[...]

tô curioso pra saber o que você acha

maik


trecho da carta 004 da edição estendida da p&s sobre o sabe tudo. assine para ler as edições completas direto no seu e-mail :)

__________

a gente cresce achando que ser adulto é ter respostas para tudo, mas na verdade a gente só projeta algo. hoje, nas redes sociais todo mundo parece ser especialista em tudo, mas no final todo mundo tá inseguro, isso só não combina com o personagem que a gente cria ali.

esses dias estava comentando com um amigo sobre eu ter a percepção (quando era criança) de que os adultos tinham as respostas pra tudo, mas agora, eu vejo é que ou o problema sou eu, ou eles fingiam muito bem.

eu falo isso porque hoje em dia todo mundo sente a necessidade e/ou prazer em se mostrar em vantagem sobre o outro, até no conhecimento.

o problema é que, mesmo quando nossa confiança está lá embaixo, não mostramos isso e falamos cada vez menos verdadeiramente. o que mais vemos são influencers mega grandes com problemas de depressão por justamente cairem na armadilha que eles criaram:

mostrar uma felicidade a todo custo que não se encaixa na vida normal que todos vivem entre os altos e baixos.

nisso, entramos no looping de também tirar o pouco de vantagem que temos com quem está a nossa volta: seja contando uma notícia em primeira mão e soltando o famoso: “nossa, você não sabia?” ou “em que mundo você vive?”.

isso já me atravessou de muitas formas, porque tenho um grande medo de ‘decepcionar’ as pessoas, mesmo que seja com coisas fúteis, você vai me entender.

mas tenho ensaiado cada vez mais a ideia de ser burro seletivo. estou fazendo um exercício diário de consumir menos conteúdo e percebo que para mim ficou claro uma coisa: não muda em absolutamente nada na minha vida saber ou não de algo antes de todo mundo.

ser burro seletivo é uma metáfora pra gente entender que é muito saudável escolher as batalhas que você vai lutar, ou melhor: as informações que você vai consumir e até as discussões que você vai entrar.

usar cada vez mais a frase “eu não sei”, vai te tirar um peso grandão das costas. mas isso não é do dia pra noite. isso só fica claro pra gente quando conseguimos visualizar claramente os nossos objetivos de vida, isso porque normalmente se vive o “deixa a vida me levar”, mas quando temos essa visão, fica fácil perceber o que está nos afastamos do que queremos.

_________

como se tornar um burro seletivo e diminuir sua ansiedade

🔒 este bloco é exclusivo da edição estendida desta carta via e-mail. inscreva-se abaixo para ter acesso à edição completa (e grátis)

QUERO ME INSCREVER

_________

✍️ sobre o autor:

maik é natural de cristina, interior de minas gerais, desde 1997. é criador de conteúdo graduado em marketing, redator e comunicador.

desde que passou por um burnout, mudou seu estilo de vida e passou a compartilhar suas crônicas sobre ansiedade digital como exercício de autoconhecimento e aprendizado. viciado em séries, também escreve recaps das suas favoritas nas horas vagas.

é aprendiz e praticante do minimalismo digital e da escrita terapêutica para uma vida online saudável. além disso, defende o storytelling como ferramenta de envolvimento e consolidação de marca através do marketing de conteúdo.

entre na comunidade do telegram e receba todos as novas cartas da p&s.

gostou de algum texto e quer me marcar nas redes? vou ficar muito feliz em te repostar no @maikescreve

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Maik Lomonaco

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos