Black Friday e relacionamento com o consumidor

Black Friday e relacionamento com o consumidor

A primeira Black Friday no Brasil ocorreu em 2010, um evento de oportunidade para o varejo e de grande expectativa para o consumidor. Desde então, a data representa uma forma de potencializar estratégias de relacionamento e oferta de benefícios.

Nos últimos anos, com o comportamento de compra cada vez mais digitalizado, ampliaram-se as possibilidades de entregar benefícios relevantes e reais para o consumidor, ao mesmo tempo em que o mercado é ainda mais competitivo e a jornada do cliente cada vez mais dinâmica e volátil. 

Usualmente, as estratégias de diversas empresas para a data contemplam a captação de clientes por meio de descontos atrativos, o que traz resultados oportunos a curto prazo. Entretanto, apenas as empresas que colocarem o cliente no centro da estratégia, oferecendo uma satisfatória jornada e experiência, aproveitando a oportunidade para construir relacionamentos robustos, poderão conquistar e fidelizar o consumidor. 

É a partir de uma visão 360º do cliente, por meio do uso da tecnologia e dados, que é possível se tornar relevante em sua vida. Ao estruturar estratégias de captação e processamento de dados para o desenvolvimento de produtos e benefícios, a empresa reforça a possibilidade de manter o cliente por mais tempo e ainda retê-lo por meio de programas de incentivo e engajamento.  

Com a pandemia e a aceleração da transformação digital, fica ainda mais evidente o desafio de acompanhar o desejo e a dinamicidade do cliente dentro da sua própria jornada: sua forma de comprar, a maneira de encontrar o que deseja e o tipo de benefício que se busca. É preciso então ampliar as formas tradicionais de entrega de recompensas, pensando na integração com outros players do mercado para oferecer soluções integradas, na curadoria de conteúdo e oportunidades para entregar ao consumidor benefícios que façam sentido dentro do seu estilo de vida e comportamento de compra.  

Ser competitivo na Black Friday não se trata apenas dos resultados do período, mas sim sobre como aproveitar a entrada de novos clientes para engajá-los em uma jornada de compra completa, fluída e com uma experiência que faça com que ele queira ficar. 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Raphael Mello

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos