Braga: a cidade dos arcebispos

Braga: a cidade dos arcebispos

Braga: a cidade dos arcebispos é cheia de histórias e tradições, é muito conhecida pelo seu património religioso, Braga é também uma vibrante cidade na atualidade devido à Universidade e pólos comerciais e industriais nas imediações.

Com mais de dois mil anos de história, a cidade de Braga tem vários pontos históricos de cariz religioso que merecem uma visita. Um dos pontos mais conhecidos é o Santuário do Bom Jesus do Monte, também conhecido como Santuário do Bom Jesus de Braga. Este santuário é constituído por conjunto arquitetónico-paisagístico que integra a igreja, a escadaria onde se desenvolve a Via Sacra do Bom Jesus, o parque do Bom Jesus, alguns hotéis, restaurantes e alojamentos locais e um funicular, também conhecido como Elevador do Bom Jesus.

A Sé Catedral de Braga

É a anterior à fundação de Portugal, foi mandada construir no séc. XII por D. Henrique e D. Teresa, pais do primeiro rei de Portugal, que ali têm os seus túmulos. Outro local de referência é o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro cujo início da construção remonta ao século XIX, mas só foi concluído no século XX, um dos principais locais de culto mariano de Portugal.

Artigo relacionado: Lisboa, conheça os cantos da capital e fique encantado

O Jardim de Santa Bárbara

Está localizado em pleno centro histórico de Braga. É um jardim público que se destaca pelas cores e geometria dos canteiros de flores.

Outro ponto emblemático é o Arco da Rua do Souto que foi aberto na muralha que circundava a cidade de Braga no início do século XVI. Conhecida por Porta Nova, situava-se no topo de uma das artérias mais relevantes, a Rua do Souto. A Rua do Souto é o coração pulsante da cidade.

Ponto de encontro de estudantes universitários que fazem de Braga a cidade mais jovem de Portugal e, consequentemente, uma das ruas mais animadas da Cidade dos Arcebispos. E nesta rua tem lugar uma curiosa tradição bracarense. Manda a tradição da cidade que as celebrações de Natal comecem por comer uma banana e beber um vinho moscatel nas horas que antecedem a ceia. O “Bananeiro”, nome pelo qual o ritual é conhecido, tem lugar na Casa das Bananas e conta sempre com a presença de milhares de bracarenses e turistas.

Gastronomia

Falando em gastronomia, Braga também é conhecida pelos seus pratos típicos. Um dos pratos mais conhecidos desta região é o bacalhau à Narcisa (Eusébia), conhecido por muitos por Bacalhau à Braga. Também não podemos deixar de mencionar as Papas de Sarrabulho, Rojões à Minhota ou Arroz de Pato à Moda de Braga. E não podemos falar em gastronomia sem referir a doçaria. Sem dúvida o mais conhecido é Pudim Abade de Priscos, um doce conventual, que se distingue dos restantes, pois integra toucinho na receita, conferindo ao Pudim Abade de Priscos a sua consistência e aspecto únicos.

Braga abriga uma das melhores universidades de Portugal. A Universidade do Minho é uma das maiores e mais conceituadas do país e tem o seu maior campus nesta cidade. Esta universidade é destino de muitos estudantes internacionais e oferece centenas de cursos entre licenciaturas, mestrados e doutoramentos.

Em Braga, seja qual for o bairro ou freguesia que escolha para viver, encontrará vários locais de interesse nas imediações. E, claro, a FretX para o ajudar a encontrar o parceiro ideal para fazer o transporte da sua mudança.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Fretx

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos