Caindo na Real - A Linha de Largada
Iniciamos nossa segunda postagem, de um total de 16 postagens, acerca dos 16 cápitulos do livro "caindo na real", escrito pela 37 Signals, empresa que criou o framework de desenvolvimento de software Ruby on Rails. Aqui você encontra o livro para leitura: https://bit.ly/39IQf7p
Nessa segunda postagem, nós discutiremos os conhecimentos apresentados no segundo cápitulo, que fala sobre a linha de largada. Diferente da introdução, este cápitulo nos trás em 7 páginas, uma série de sábios conhecimentos e verdades, que precisamos conhecer/pensar e aplicar em nosso cotidiano profissional. A primeira grande frase, de um total de 3 grandes frases que gostaria de compartilhar a minha opinião com vocês, é esta daqui:
Restrições promovem a inovação (mais recursos significam mais gestão/decisão e dor de cabeça), por isso, resolva o simples primeiro (menos opções/preferências)
Em minha atual conjuntura de conhecimentos, entendo que uma organização contemporânea, baseada em colaboradores engajados através de metas agressivas, ou OKRs, estejam buscando materializar a visão temporal/hierárquica de uma organização/organograma. Em minha opinião, uma das maneiras mais diretas de materializar o produto, é por intermédio do conceito de Lean Inception, sendo ele um workshop colaborativo que permite pensar/construir os MVPs do produto. Cada MVP busca através da arquitetura do criar/medir e aprender, construir a grande visão da empresa através de etapas, onde o mínimo viável, resume-se a uma visão simplificada/minimalista do escopo do produto. Tal visão simplificada/restrita, é capaz de permitir a inovação. Sendo assim, devemos priorizar as jornadas (ou histórias) do usuário, mesmo que muito complexas, nos primeiros MVPs do produto.
Investimentos demandam resultados. A raiz dos problemas não é dinheiro mas os problemas que vem junto com ele. Fixe prazo/orçamento e flexibilize escopo/funcionalidades (melhor meio-produto do que produto meia-boca). Deixe a mágica para Houdini (você tem um negócio de verdade para administrar e um produto para entregar).
Estas frases vão ao encontro dos primeiros apontamentos trazidos até então. Todo investimento demanda resultados, sendo assim, opte por investir em flexibilização de escopo/funcionalidades, mas sem alterar prazos e orçamentos. Como citam os autores, deixe a mágica para os mágicos, você possui um negócio de verdade para administrar e um produto sério para entregar.
Recomendados pelo LinkedIn
Construa para você mesmo (dog fooding). Paixão significa que você realmente vai usar/cuidar do produto. Procure se sentir excitado e apaixonado por sua aplicação. Pegue uma briga com um BIG player (faça sua equipe tomar um lado). Não tente ser mais barato e/ou veloz (consumidor já comprou essa mentira como verdade e odeia admitir que está errado). Venda uma história real explicando qual é o problema chave e como a solução resolve o problema.
Se você já empreendeu, ou deseja empreender um dia, as lições apresentadas nestas frases, são em minha opinião, suas máximas de trabalho, tanto para gerenciar as complexidades de processo como de produto e de pessoas. Antes abraçar uma causa, seja ela qual for, pense muito bem em como se apaixonar pela mesma, e a como transformar essa paixão em um amor duradouro. Uma das formas mais diretas é construir o produto para você mesmo, no sentido que você irá usar e cuidar do mesmo. Se você pretende engajar sua equipe, faça que a mesma tome um lado, isso ajuda a aumentar o desejo por construir o produto. Nunca se esqueça de vender ao usuário uma história baseada em um problema-chave, com o produto sendo a solução para este problema. Como diz a frase, não tente ser mais barato ou veloz, pois o consumidor já comprou isso de outras soluções e odeia admitir que está errado.
O que você pensa sobre tudo isso? Chegou a ler a parte que fala sobre a linha de largada do livro? Tem algo importante que não comentei e que precisa ser comentado? Gostaria de ouvir sua visão/opinião sobre tudo isso.
Se for do seu interesse, você pode dar uma espiada nas minhas anotações/sínteses sobre o livro, em meu Notion público: https://bit.ly/3HHVr7S
Até o próximo episódio/cápitulo.