Cenários empresariais
Definir um cenário é prever uma situação que desejamos conhecer em determinado período futuro. Os cenários buscam aumentar a compreensão das consequências de eventos potenciais. Identificado um cenário provável, deve-se desenvolver um plano de ação e executá-lo, mudando-se a rota estrategicamente, caso a situação projetada não se concretize.
Com a definição de possíveis cenários são lançadas as possibilidades que podem refletir, impactar diretamente nos resultados dos negócios da empresa.
É interessante que se faça uma limitação de cenários (3 a 6) até mesmo para não perder o foco dos pilares estratégicos da empresa, que passam pela Visão, Missão (propósito) e Valores.
Comparando-se a Visão da empresa com o estudo dos cenários, os estrategistas devem antever aos possíveis impactos do macroambiente empresarial. É função dos Gestores encararem desafios cada vez maiores e com pouca previsibilidade, principalmente em função da criatividade, das inovações tecnológicas e das disrrupções nos modelos de negócios. Exemplo claro são as Fintechs, que uniram as demandas da área financeira aos recursos tecnológicos e, na sua grande maioria, como startups e com modelos de gestão e custos super enxutos revolucionaram a área bancária.
Os cenários são prospectados para os próximos 2, 5, 10, 15 anos e há variáveis econômicas, culturais, legais, políticas e até mesmo mudanças de comportamentos dos consumidores, que não conseguimos controlar.
Um caminho interessante para a empresa se direcionar é nos benefícios que pode oferecer ao seu público alvo, e não apenas nos produtos e serviços ofertados. A empresa que tem como foco os benefícios para os clientes, se destaca estrategicamente das demais e visualiza uma perenidade, uma estabilidade no mercado, pois enfrentará cenários mais claros, previsíveis. Com isso, a organização terá mais segurança para definir as suas visões de futuro.
Por fim, apesar das constantes atualizações tecnológicas, das mudanças de hábitos dos consumidores, das incertezas e ameaças do mercado, a oferta de benefícios (encantamento e propor a melhor experiência ao consumidor) faz a empresa manter o foco naquilo que a sua persona deseja e, com isso justificar o motivo da sua existência, traduzida na sua missão. Esse é o maior desafio que se apresenta às empresas que pretendem se manter vivas nas mentes dos seus clientes: ajustarem os seus ambientes internos aos desafios apresentados a todo momento pelo mercado.
#gestaoestrategica #visao #empreendedorismo #business #empresas #cenarioseconomicos