Como deixar o currículo mais atrativo
O primeiro passo é entender que a finalidade de um Currículo é convencer o Recrutador de que você é a pessoa certa para ocupar determinada vaga.
Através das informações do Currículo, o Recrutador saberá o seu objetivo profissional e terá acesso as suas qualificações, cursos realizados, experiências. Assim, saberá se o seu perfil pode contribuir com a vaga a ser preenchida.
O que não se pode perder como referência é que o seu Currículo é o cartão de visita, o primeiro contato para o Recrutador verificar a sua capacidade de concorrer à oportunidade ofertada. E, para vencer a fase de triagem curricular você deve despertar o interesse do Recrutador em te conhecer melhor.
Para que ocorra a convocação para a realização dos testes psicológicos, por exemplo, alguns itens essenciais devem ser observados na sua apresentação inicial, como:
- Simplicidade: não utilize expressões rebuscadas, complexas no Currículo. Palavras simples facilitam o entendimento e encurtam o tempo de análise do Recrutador, que tem muitos documentos para avaliar;
- Objetividade: o seu objetivo profissional deve estar claro, conforme a(s) sua(s) área de interesse. Ex.: Analista Fiscal ao invés de apenas Analista. Um objetivo bem evidenciado o destaca positivamente como um profissional habilitado para a oportunidade que pretende concorrer e demonstra o seu foco na carreira.
- Seja verdadeiro: não acrescente competências e qualificações que você não domina. Mas não deixe de realçar os seus principais talentos, que poderão ser um diferencial competitivo frente aos seus concorrentes;
- Clareza: descreva as suas experiências profissionais com clareza, bem detalhadas para que o Recrutador se convença da necessidade de te convocar para a seleção.
#currículo #mercadodetrabalho #carreira