CEO – A Transformação "Digital"começa por você.
Na era da Indústria 4.0, Sociedade 5.0, unicórnios, IA etc., os CEOs e seus executivos estão cada vez mais na busca de como essa tal “Transformação Digital X” vai diferenciar suas empresas do resto do mundo.
Preciso ser mais ágil?
Ser mais High Tech e Data Driven?
Ser mais Customer Oriented? E ser...?
De fato, a maioria dos executivos está interessados em criar essa vantagem “disruptiva” em seus negócios. No entanto, poucos entendem que a distinção começa pela construção de uma forma de SER, e não apenas de FAZER.
Tecnologias e metodologias por si só são commodities cada vez mais acessíveis a todas as empresas, então o que faz você distintivo no seu mercado?
Aqui é que mora o “X da questão”, são os líderes seniores que dão o tom distintivo entre FAZER e SER.
Suas equipes podem ouvir e compreender seus discursos sobre Transformação e Inovação, mas são os seus comportamentos diários que demonstram como elas devem AGIR.
Transformação não acontece simplesmente dizendo-se às pessoas para serem mais inovadoras, criativas e arrojadas, elas precisam do seu modelo de referência.
“40% dos executivos seniores acreditam que suas empresas têm uma cultura digital, apenas 27% dos funcionários pesquisados concordaram com esta afirmação.” - Capgemini
Aqui estão 3 passos simples para preparar a transformação de sua empresa através do seu modelo de referência:
1. Liderança Protagonista: Lembre, a transformação começa com você!
Você está colocando seu discurso em ações concretas? Você está agindo "fora da sua zona de conforto"? Suas ações são mais fortes do que suas palavras, para engajar e encorajar suas pessoas na direção certa.
2. Âncoras de comprometimento: O ser humano é muito visual, e tudo aquilo que você puder usar para ancorar visualmente esse comprometimento, irá acelerar a transformação.
Quais âncoras você pode usar para validar o compromisso da empresa com a transformação? Pôsteres físicos ou banners virtuais na intranet da empresa que incentivem os pensamentos e comportamentos necessários, são exemplos de âncoras que reforçam o comprometimento.
3. Recrute Agentes: com o entendimento de que a transformação simplesmente não acontece por investir em tecnologias ou métodos, você precisará recrutar agentes.
Pessoas em sua equipe que têm um forte vínculo de confiança com você. Importante é não apenas recrutá-los, mas também investir no desenvolvimento e treinamento deles ao longo da jornada.
Se você não os estimular e capacitar, a transformação não ocorrerá. Pelo contrário, você estará enviando uma mensagem tremendamente alta de que a transformação não é uma prioridade real.
Mais importante do que terminar uma maratona é dar o primeiro passo. Talvez você possa achar que esses passos são simples demais para transformação de sua empresa.
Quero compartilhar contigo que, trabalhando com diversos executivos ao longo do tempo, vi que muitas vezes o maior desafio para ter sucesso na transformação de suas empresas, estava em ser simples e executar a simplicidade.
Todo mundo pensa em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo.
Leon Tolstói
Ser protagonista está em fazer o que está ao seu alcance, espero muito ouvir de você como foi simples fazer a sua transformação e ver a sua empresa evoluir.
Acredito que quando trocamos experiências e compartilhamos histórias, estamos colaborando com o melhor de cada de nós para o crescimento de todos. Por isto, te convido a contribuir com a sua visão sobre o verdadeiro papel do CEO na era da Transformação Digital.
E para aqueles que escolheram ir mais longe, separei dois artigos e um e-book para acelerar o resultado de sua empresa.
1º Artigo: 6 Tendências para Transformação “Digital” em 2019-2020
2º Artigo: Transformação Digital. Tecnologia ou Comportamento?
3º E-book : Como criar liderança protagonista para guiar a Transformação Digital.
Alavanco seus resultados transformando sua empresa para nova economia digital| Estrategista em Transformação Digital| Chief on Demand| Mentor de Startups| Master Coach| Palestrante Internacional | Fundador ATLAS Results
4 aPatrícia Gomes, este é um dos principais desafios que a jornada da transformação digital impõe. A transformação não é tecnológica e sim de mentalidade do principal líder que o CEO ou dono da empresa.
Alavanco seus resultados transformando sua empresa para nova economia digital| Estrategista em Transformação Digital| Chief on Demand| Mentor de Startups| Master Coach| Palestrante Internacional | Fundador ATLAS Results
4 aMarco A. K., acho que este artigo tem muito haver com um pouco de todos os temas que conversamos hoje. : )
Chief Legal and Compliance Officer l Alternative Investments l Fintech l BaaS
4 aÓtimo texto Américo. Ao ler fiquei uma mensagem na cabeça: líderes ocupados em demasia com o futuro e que deixam de dedicar a energia necessária atuar em questões importantes do presente. Creio que este seja um problema recorrente do ser humano e que pode ser encontrado em muitas organizações.
B&GA CEO & Founder | PLANET-PANGEA CKO | Psychologist | ACSTH Coach & Mentor | Change Mgr. | M&A & Cultural Facilitator | C+ Suite Advisor | DEI & EcoActivist
4 aAmazing Américo Roque !!! "“40% dos executivos seniores acreditam que suas empresas têm uma cultura digital, apenas 27% dos funcionários pesquisados concordaram com esta afirmação.” - Capgemini"
Diretor Geral / CEO / Conselheiro
5 aAmérico Roque, excelente reflexão! Simples e direto ao ponto. Falamos muito da transformação digital, muito do big data e outros fantasmas que nos assombram cada vez mais e numa velocidade cada vez maior. No final, o enfrentamento desses temas e desafios continua em nossa mãos e via o capital humano: - Transparência da gestão...todos temos que saber para onde vamos - Garantia de um ambiente seguro para a discussão dos problemas e - Treinamento de pessoas, sucessão - Praticar nossa cultura e não apenas escrever em quadros - Visão de futuro que nos motive e nos guie, até porque com tantas análises, a priorização é KEY - etc....