CHOQUE ELÉTRICO E SEUS EFEITOS

CHOQUE ELÉTRICO E SEUS EFEITOS

Choque elétrico é uma resposta à passagem de corrente elétrica através de partes do corpo humano, este fluxo de corrente elétrica poderá na pior consequência provocar a eletroplessão, que é a morte do indivíduo devido ao choque elétrico. A passagem de corrente pelo corpo, por menor que seja (na ordem de mA) pode causar efeitos nocivos aos seres humanos, ver tabela abaixo:

The National Institute for Occupational Safety and Health. Worker deaths by electrocution. NIOSH Publication No. 98-131.

Conforme mostrado na tabela acima, são necessárias mil vezes mais corrente para desarmar um disjuntor de 20A do que o necessário para causar parada respiratória.

Destacamos que mais de 99% da resistência ao fluxo de corrente está na pelo do corpo humano, uma mão seca e calejada possui cerca de 100000 Ω (resistência), ao passo que partes internas do copo possui na ordem de 300 Ω devido aos tecidos úmidos. No entanto, a resistência da pele pode ser comprometida devido a alta tensão, corte, abrasão profunda ou umidade.

Vale destacar também que a energia térmica entregue aos tecidos é proporcional ao quadrado da tensão (aumentar a tensão por um fator de 10 irá aumentar a energia térmica por um fator de 100).

O choque em corrente alternada provoca um estímulo nas células musculares causando a contração muscular tetânica, significa a perda voluntária dos movimentos musculares, quando tratamos nas células cardíacas estaremos falando em 60 estímulos por segundo (para correntes alternadas), podendo acarretar em fibrilação ventricular.

Caso uma pessoa com a pele úmida ou bastante suada entre em contato acidental com uma tensão de 220V (alternada), a corrente que irá circular no corpo será de aproximadamente 96mA, o que poderá resultar em possível fibrilação ventricular ou na pior consequência ser letal.

Cálculo meramente didático

Em suma, os choques elétricos representam uma séria ameaça à saúde humana, podendo resultar em efeitos devastadores até mesmo com níveis de corrente considerados baixos. A análise dos dados apresentados destaca não apenas a fragilidade do corpo humano frente à passagem da corrente elétrica, mas também a importância vital de respeitar as diretrizes de segurança ao lidar com eletricidade. É fundamental que todos, desde profissionais da área elétrica até o público em geral, estejam cientes dos riscos associados e adotem medidas preventivas rigorosas. A conscientização e a educação sobre os perigos das correntes elétricas não são apenas recomendáveis, mas essenciais para a preservação da vida e a prevenção de acidentes fatais. Assim, o respeito às normas de segurança elétrica e a manutenção de uma atitude responsável em relação ao uso diário da eletricidade são indispensáveis para evitar tragédias e garantir um ambiente mais seguro para todos.

Eng. Marcos Siqueira Filho

Fonte: Conduction of Electrical Current to and Through the Human Body: A Review, Raymond M. Fish, PhD, MD, FACEP,a and Leslie A. Geddes, MS, PhD, DScb.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Marcos Siqueira, CMSE®

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos