Como acessar a inteligência espiritual e aumentar o seu potencial profissional?

Como acessar a inteligência espiritual e aumentar o seu potencial profissional?

Primeiro é importante fazer uma contextualização breve sobre o termo inteligência espiritual apresentado pela filósofa Danah Zohar que está ligado a necessidade humana de ter um propósito e objetivo na vida. Ela fala de forma muito didática sobre esse conteúdo no livro QS: Inteligência Espiritual, escrito em parceria com seu esposo, o Psiquiatra Ian Marshall.

Esse conceito não aborda religião, apesar de muitos associarem espiritualidade a isso. Na verdade, espiritualidade está associada a dar sentido, significado a vida. Stephen Covey cita que:  "inteligência espiritual é a central e mais fundamental de todas as inteligências, porque se torna a fonte de orientação para os outros”.

No mundo corporativo, as empresas vêm introduzindo esse conteúdo como forma de motivar e abordar questões como valores, missão e propósito.

Tive a oportunidade de fazer uma formação específica sobre esse assunto que trazia uma analogia simples e de fácil aplicação para pensarmos no contexto profissional:

Inteligência Intelectual (QI): é a que abre as portas no mercado de trabalho, pois é o conhecimento que você coloca no seu currículo através das suas formações e vivências.

Inteligência Emocional (QE): é o que lhe mantém no mercado, a forma como você equilibra as suas emoções ao lidar com situações diversas.

Inteligência Espiritual (QS): é o que faz você ir além, que alavanca o seu potencial, pois traz sentido para tudo aquilo que você faz.

Vou lhe apresentar 6 princípios para trabalhar sua inteligência espiritual:

1- Assumir as responsabilidades e consequências de ser quem você é

É se aceitar com tudo que você pensa, sente e faz. É autoaceitação. Você tem uma forma de ser, e precisa aceitá-la. Não estou falando de não se desenvolver, pois evolução pessoal deve ser feita sempre, o que não pode aqui é se menosprezar, não se valorizar.

É comum quando trabalho com a tipologia da personalidade Eneagrama com os meus clientes, muitos perguntarem: “ah, mas não tem uma personalidade melhor que a minha?”

A melhor coisa que existe é ser você. Isso é ser autêntico e o mundo reconhece e valoriza isso.

2- Tudo você criou ou permitiu

Ter a consciência de que tudo que acontece com você, de alguma forma, você criou ou permitiu que aquilo acontecesse.

Seja através do seu comportamento ou com a sua energia, com o que flui através dos seus pensamentos ou palavras que saem da sua boca.

3- Não atribuir as coisas negativas da minha vida ao outro

Aqui falamos de protagonismo, você é o autor da sua história. Quando falamos:

- A empresa não me promove.

- As pessoas não valorizam meu trabalho.

Eu estou tentando tirar a responsabilidade de mim e colocar no outro. E isso tira de você o poder da mudança.

Existe o que é seu, o que é do outro e o que é de Deus. Como você está cuidando da sua parte?

4- Aceitar tudo que vivi até agora

Você é quem você é hoje graças a sua história, graças a cada situação que você viveu. Se tivesse acontecido algo diferente você seria uma outra pessoa.

O caminho para aceitar é:

- Honrar

- Agradecer

- Ver benção

- Perdoar

Sem esses 4 itens não existe valorização profissional, pois se nem mesmo você se valoriza, como o outro vai lhe valorizar?

5- Entendo que sou uma criação perfeita

Todos nós temos um lado luz e um lado sombra, e essa é a nossa perfeição. E precisamos aceitar isso, sair do modo “eu sou perfeito”, porque isso não existe.

Estamos aqui para evoluir, quanto mais evoluímos na nossa vida, mais crescemos profissionalmente com fluidez. Olhar para as nossas sombras é o caminho da evolução.

6- Crio significado onde estou

Existe um propósito para você estar onde você está hoje, exatamente aí, com essa atividade, função, salário... quando você aceita isso e dá um significado maior a essa sua experiência, é muito mais fácil passar por ela.

E, aí sim, você está pronto para ir para o próximo nível.

 Fez sentido para você?

Então, compartilhe com alguém.

Um abraço!

Flávia Motta

Francisco Matos

Oficial Superior de Máquina/Advogado/Pós Graduado em Direito de Trabalho e Processo Civil/Coach

4 a

Excelente conteúdo. Sou um apaixonado pelo tema. Obrigado pelos ensinamentos. Gratidão!

Nanci Contarini

Comunicação Corporativa | Estrategista de Marca | Palestrante e Trainner | Especialista Linkedin | Personal Branding Executivo | Idealizadora da RealizaMulher

4 a

Flavia Motta não conhecia o termo, mas o conteúdo que você trouxe aqui faz muito sentido pra mim. Vou procurar saber mais. Obrigada

Josadak Marçola

Diretor | Doutor em Engenharia - PPCP

4 a

Flavia Motta. Ótimo texto. Parabéns. Também sou curioso do tema, e tenho dedicado algumas horas para estudo. Não tanto quanto gostaria, mas avante. Gostei do texto.

João Hailer

Fundador e sócio da Foco Inteligência de Negócios / COO / Diretor comercial. Deretor de Logística. Diretor de Supply Chain.

4 a

Inspirador.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos