Como adaptei o IKIGAI para trazer equilíbrio na minha carreira

Como adaptei o IKIGAI para trazer equilíbrio na minha carreira

O Conceito de IKIGAI, amplamente difundido mundo afora, diz respeito a uma filosofia de vida baseada no autoconhecimento.

Essa pequena palavrinha japonesa quer dizer ao pé da letra razão de viver, ou seja, leva em consideração que você deve viver sobre um propósito de vida que te guia todos os dias.

O mais importante ensinamento do IKIGAI é o equilíbrio, baseado na busca de 4 dimensões que nutrem sua existência: paixão, missão, profissão e vocação. Encontrando-as é possível ter uma vida plena nos âmbitos pessoais e profissionais, afinal somos seres indivisíveis.

Esse equilíbrio é encontrado na mandala, uma imagem que conecta as 4 dimensões como se elas devessem caminhar juntas para você de fato encontrar o seu IKIGAI.

Apesar do IKIGAI original refletir nossos anseios e vontades laborais, ela diz respeito a você e não a sua relação direta com o seu empregador ou parceiro de negócio.

Eu conheci o IKIGAI anos atrás no livro “Ikigai: Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz” dos autores Héctor Gárcia e Francesc Miralles, no livro eles te transportam para a realidade dos japoneses e como esse estilo de vida pode ser aplicado em nosso cotidiano, e desta forma eu mesmo comecei a exercitar a busca do meu IKIGAI.

Mesmo buscando exercitar meu autoconhecimento durante o meu Período Sabático entre 2018 e 2019, eu ainda sentia falta de estruturar um IKIGAI visando equilibrar a minha relação do meu trabalho com o meu empregador ou tomador de serviço.

Eu não aceitaria um novo job, emprego ou consultoria sem conhecer minimamente a proposta e que ela, claro, fizesse sentido para esse meu IKIGAI de carreira.

Assim, em uma livre reflexão montei uma nova mandala que é a especialização do modelo original. Esta nova não substitui a japonesa, pelo contrário, ela acrescenta um nível adicional:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

 Como essa mandala funciona?

A ideia aqui foi trazer as mesmas perguntas de autoconhecimento para compreender o que eu estaria disposto a negociar (e o que não) das oportunidades de carreira que eu teria após o meu período sabático.

Assim, a mandala que projetei não me ajudou apenas a encontrar as respostas que queria, mas também fazer as PERGUNTAS CORRETAS. Assim nasceram esses pontos:

·      Pra viver, você precisa ser bem pago, mas também ter benefícios que sustente teu conforto!

·      Para entregar com excelência você precisa receber o que merece, mas também ter um bom ambiente de trabalho!

·      Para ser eficiente, o ambiente tem que ajudar, mas também você precisa ser valorizado na empresa!

·      E para ser feliz você precisa se sentir valorizado e ter um suporte constante!

·      Mas nada disso acontece sem o RESPEITO!!!!!

Assim compreendi que o RESPEITO corresponde ao elo, ao IKIGAI da minha carreira e provavelmente será o da sua.

Essa mandala, assim como acredito que a original também, não corresponde a um IKIGAI fixo e que permeará a sua vida toda, mas sim reflete o seu momento atual e como você enxerga o mundo e como você se insere nele.

Esse exercício deve ser repetido de tempos em tempos, com a periodicidade que só você saberá. Não existem hacks, nem modelos tampouco receitas de bolo. Esse é apenas um modelo de reflexão que me ajudou e que também pode ajudar você na sua construção de uma carreira de sucesso e principalmente feliz!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Temas como esse são fundamentais para você planejar e desenvolver sua carreira com o sucesso que você merece. Se você busca ascender na sua vida profissional e quer encontrar uma fonte segura de dicas práticas de como conseguir isso, conheça o meu livro Carreiras Exponenciais que você pode acessar as primeiras páginas clicando aqui!

Se quiser adquirir o livro, ele está com 25% de desconto e você tem a opção Kindle e a versão física também via Amazon!

Allan Bó

@b.allanbo / Gestor Comercial / Product Head / Força de Vendas

1 a

Conheço o Ikigai e inclusive já realizei a leitura do livro citado; Procuro efetivar constantemente esse exercício , porém, não tinha direcionado para essa projeção. Gostei dessa visão, parabéns! A filosofia ficou mais clara o entendimento com a proposta. bacana!

Tomy Tim Arquinigo Huaranca

𝗦𝗽𝗲𝗰𝗶𝗮𝗹𝗶𝘀𝘁 𝗡𝗲𝘁𝘄𝗼𝗿𝗸 𝗘𝗻𝗴𝗶𝗻𝗲𝗲𝗿 | 𝗣𝗼𝘀𝘁 𝗦𝗮𝗹𝗲𝘀 𝗘𝗻𝗴𝗶𝗻𝗲𝗲𝗿 | 𝗖𝗼𝗻𝘁𝗲𝗻𝘁 𝗖𝗿𝗲𝗮𝘁𝗶𝗼𝗻 𝗳𝗼𝗿 𝗟𝗮𝘁𝗔𝗺 | 𝗖𝗶𝘀𝗰𝗼 𝗖𝗼𝗺𝗺𝘂𝗻𝗶𝘁𝘆 𝗗𝗲𝘀𝗶𝗴𝗻𝗮𝘁𝗲𝗱 𝗩𝗜𝗣 𝟮𝟬𝟮𝟯-𝟮𝟰

2 a

Top, já tinha ouvido dessa e ainda aprendendo aplicar-lo na minha vida. Obrigado pelo conteúdo.

Daniel Schmidt

Doutor em Ciências da Religião (UMESP) e Professor

2 a

Sim, com certeza! Nada melhor do trabalhar com pessoas que te respeitam!

Ana Claudia Braun Endo

Jornalista, editora, consultora | Marketing, Comunicação | Editorial | Educação

2 a

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos