Virei líder, e agora?
Olá, tudo bem? A nossa Newsletter ficou ainda melhor, a antiga "Carreiras Exponenciais" agora virou "Manual Antichefe" uma newsletter com foco não apenas em melhoria de carreira, mas com dicas importantes sobre liderança! Se você tem desafios com seu gestor ou está se aperfeiçoando como líder, fique conosco!
Ao chegar lá, a maioria esmagadora dos profissionais sabe exatamente aquilo que importa para os funcionários e tenta imprimir uma atuação dedicada a evitar repetir os problemas que lhe causaram sofrimento enquanto era liderado.
Apesar da boa-fé, a liderança é como um cavalo arredio a ser domesticado, e muitos não compreendem todas as variáveis envolvidas na gestão de pessoas. Equilibrar expectativas e frustrações, por exemplo, talvez seja a mais importante delas.
Nem sempre será possível manter todos os pratinhos rodando sem parar, como fazem os malabaristas, porque existem expectativas antagônicas que jamais serão simultaneamente saciadas.
É natural na rotina de todo líder ter que encarar situações de frustração. Imagine manter um time inspirado mesmo quando no momento não se pode dar um aumento salarial merecido ou quando precisa repactuar prazos de entrega, com pares, pois sua equipe teve uma queda acentuada de performance com sua chegada.
Extremamente difícil, concorda?
Por essas e outras que liderar vai além de estudar previamente as infinitas metodologias existentes por aí. Elas são importantíssimas para aumentar seu repertório teórico na hora de estruturar planos e mediar conflitos, mas não refletem o ambiente em que você está inserido. Logo, usar fórmulas prontas de liderança sem olhar o contexto se torna o primeiro erro imperceptível que você precisará evitar.
As receitas de bolo que são comprovadamente benéficas para ambientes de trabalho foram testadas e aplicadas em contextos que nem sempre se assemelham àqueles nos quais vivemos, principalmente quando são importadas de fora para o Brasil. Eu, particularmente, já caí nesse tipo de equívoco ao tentar implantar goela abaixo a metodologia de gestão de projetos do Project Management Institute (PMI) em uma empresa que estava em franca expansão e com um ritmo acelerado demais para diversas burocracias exigidas. É claro que não deu certo. Só depois de calibrarmos o que fazia sentido, pegando o que era necessário para a companhia e jogando fora os excessos que a coisa engrenou.
Então, você pode utilizar diversas teorias de gestão, mas nenhuma delas será totalmente replicável a contento sem ser ajustada ao time e à empresa. Aliás, nem metodologia, nem a tentativa de imitar um líder anterior.
Tenha em mente que, na maioria das vezes, você assumirá uma posição já existente, portanto ocupada antes por outro líder que esteve ali, com seus acertos e erros, prejulgamentos e problemas de relacionamento, os quais você não precisa (e nem deve) replicar, e sim compreender para tomar suas próprias decisões.
As relações interpessoais são construções individualmente peculiares, e esse fator não pode ser deixado de lado. Seria ingenuidade imitar frases, brincadeiras e/ou formas de cobrança de um líder que convivia em plenitude com seu time. A intimidade dessas relações entre líder e liderado conta muito para se estabelecer no tempo certo um método eficaz de gestão sem ser confundido com uma caricatura de chefes anteriores.
Recomendados pelo LinkedIn
Mais uma vez, aqui entra o equilíbrio de expectativas e frustrações. Nenhum liderado que recebe um novo líder estará à vontade em manter o papo descontraído como tinha antes, pois não existirá o mesmo nível de intimidade com quem está chegando. Pelo menos, não ainda.
A inquietação estará concentrada em questões mais imediatas como: se a autonomia de antes será mantida, se haverá justiça no tratamento, se a equipe estará protegida de julgamentos levianos e, o mais relevante e complicado de lidar, se promessas e combinados antigos serão mantidos e cumpridos pela nova gestão.
Passei por inúmeras situações como essas. Assumir a liderança de times inteiros em que o chefe anterior havia prometido mundos e fundos, como aumentos, horários diferenciados de trabalho, novos cargos, melhoria de bônus, folgas periódicas fora das regras da empresa, e por aí vai.
Nem sempre será possível honrar compromissos firmados anteriormente, e isso com certeza gerará frustração, já outros, menores e plausíveis, poderão ser negociados e mantidos para ganhar a simpatia da equipe.
Nesse contexto, quero demonstrar que a liderança é uma circunstância individual, intransferível e baseada na profundidade dos relacionamentos a serem estabelecidos com seus liderados. Você pode se inspirar em alguém, mas nunca o imitar.
Seu modo de gerir expectativas e contornar frustrações não está escrito em nenhum livro, e o segredo será deixar claro para a empresa e os liderados que você não é uma cópia de quem esteve naquela cadeira antes, pois o cenário no qual estará exposto é completamente diferente.
Ao mesmo tempo, não é salutar querer mudar tudo de uma vez, tampouco implantar seus métodos em uma cultura preestabelecida sem antes criar pontes e aumentar sua intimidade com o time.
O caminho é adaptar a liderança ao ambiente, e não tentar mudá-lo imediatamente. Na ânsia de fazer o que acha correto, muitos líderes de primeira viagem são rotulados de arrogantes antes mesmo de completarem uma semana na posição, por ignorarem essa construção prévia de relações.
Quer saber mais sobre como enfrentar a toxicidade na gestão e não repetir os mesmos erros ao se tornar líder?
Conheça o novo livro de Eberson Terra. Manual Antichefe está em pré-venda pela Editora BUZZ e nas principais plataformas, na versão física e e-book. Adquira aqui: Manual antichefe: Como enfrentar a toxicidade na gestão e não repetir os mesmos erros ao se tornar líder | Amazon.com.br
Graduação tecnólogica em logística.
2 mEm minha atual experiência como liderado, vejo como é difícil conseguir equilibrar as expectativas dos funcionários com o que realmente o líder pode oferecer. É um trade-off interessante e ao mesmo tempo um grande desafio.
Especialista em Liderança, RH e Gestão de Pessoas | Treinamentos Sem Enrolação | Mentorias | Palestras Provocacionais | Campanhas Publicitárias | "O Sniper de DinoChefe 🦖"
2 mJá é sucesso amigo Eberson Terra
Analista de Crédito | Contas a Receber e a Pagar| Auxiliar Administrativo e Financeiro
2 mPelo título o livro mostra-se interessante.
Especialista em Recursos Humanos: Talent Acquisition, Recrutamento e Carreira | Influenciador de RH #1 MUNDO (Favikon) Top 5 Brasil (iBest) | Autor do Livro Atrair, Recrutar e Selecionar (Atlas/2025) | Professor e Mentor
2 mQue top, hein Com prefácio do Luciano
Gerente I Gerente de loja I Liderança com alta performance I Gestor comercial I Customer experience I Fidelização I Encantamento I Expertise em treinamento e desenvolvimento I Pai da princesa Marina
2 mMuito legal Eberson Terra 👏 Chegar numa posição de liderança envolve muitos desafios e o conhecimento faz toda diferença nessa hora. O manual Anti Chefe vem agregar muito nessa jornada. Quanto maior o conhecimento e as habilidades, melhores são os resultados. Parabéns pela iniciativa.