Como alcançar a porta de saída? Uma reflexão sobre a avaliação e monitoramento de projetos sociais
A avaliação e o monitoramento dos projetos sociais são importantes ferramentas de mensuração dos resultados na área social, mas não devem ser restritos aos relatórios.
O surgimento dos projetos referem-se a problemas que assolam a vida real das pessoas: desemprego, descarte do lixo, prevenção em saúde, dentre outras infinidades de demandas da vida social que inviabilizam o crescimento ou a emancipação de pessoas e familiares.
Traçamos propostas sociais para o enfrentamento e operacionalizamos metodologias para o acompanhamento dos resultados, entretanto nem sempre a porta de saída¹ chega.
Toda intervenção tem como intencionalidade o alcance de um objetivo, mas se o objetivo é o aumento da empregabilidade, por exemplo, como alcancá-lo num cenário brasileiro de retração nos postos de trabalho ? Entretanto, vamos encontrar relatórios de metodologias de Avaliação e Monitoramento reportando que o objetivo foi alcançado. Ops, como assim ?
A explicação é simples: para o micro universo que aquele projeto se propôs atuar, seu objetivo foi alcançado e seu plano de acompanhamento de resultados ratifica isso, no entanto esse resultado não toca um resultado mais amplo na sociedade.
Numa espécie de curvas paralelas, o micro universo do projeto, tem seu traçado ascendente, enquanto que a curva do universo, um contexto maior é paradoxalmente decrescente.
Na prática, o projeto social cumpriu seu compromisso em formar pessoas em oficinas de geração de trabalho e renda, por exemplo, mas quantos desses terão suas realidades transformadas?
Precisamos utilizar metodologias que mensurem o micro espaço de projetos sociais, mas certamente deveria ser obrigação a sinalização do impacto em relação a sociedade. Não basta dizer que " x " pessoas foram capacitadas, porém em relação a sociedade como um todo, o que isso significa?
Na área social, a avaliação e monitoramento de projetos sociais ainda é um desafio, mas é necessário pensar no aprimoramento das principais metodologias utilizadas, para que cada vez mais, elas retratem dados reais do combate às vulnerabilidades sociais.
_______________________________________________
¹ " Porta de saída " é um jargão utilizado na área social para designar o desligamento de um projeto, por razão de emancipação social.
Assistente Social Autônoma | Palestrante | Especialista | Trabalho Social com Famílias| Serviço Social na Educação | Direitos Humanos ! Mãe Atípica.
5 aSim, Claudia, gostei de seu artigo. O principal desafio de quem trabalha principalmente na área de Diretos Humanos a partir de projetos, é mensura ia impactos pessoais, comunitários e sociais do usuários. Trabalho na área de violência contra a criança e o adolescente e quando a família é "desligada" por alta, não conseguimos medir de modo aproximado os impactos do serviço oferecido