Como anda sua capacidade de se concentrar?
Se você é como eu, sua resposta provavelmente foi que vai meio mal né?
Eu sei, dá cá um abraço. 🤗
E não é só com você e comigo, tá? A nossa capacidade de concentração está cada vez mais rara.
A forma como a tecnologia e a sociedade vêm se desenvolvendo com o advento do rádio, televisão e da internet (e dos comerciais) está criando obstáculos neurológicos intencionais para impedir que nossa capacidade de concentração se desenvolva.
Sem querer, a gente "treina" a nossa mente pra se distrair
É super importante se distrair de vez em quando, mas o fato é que restaram pouquíssimas coisas comuns no nosso cotidiano que vem nos ajudando a treinar a concentração. E a gente acaba sofrendo com isso em casa, no trabalho e na vida em geral.
Há alguns anos, venho tratando um diagnóstico de dislexia. Dificuldades para decifrar palavras, ler com fluência e escrever corretamente são desafios que todo mundo enfrenta no dia a dia, principalmente quando estamos cansados ou estressados. Contudo também são sintomas que podem ser encontrados em pessoas diagnosticadas com dislexia. É importante destacar que não existe relação com a inteligência ou o potencial de uma pessoa. Muitas pessoas famosas e bem-sucedidas têm dislexia, como o empresário Richard Branson e o ator Orlando Bloom.
Hoje, num papo com dois colegas de trabalho, comentei de dois livros que me ajudaram muito nesse tratamento, e que eu fiquei de mandar os links pra eles:
Recomendados pelo LinkedIn
Antes desse livro, o Nir Eyal escreveu o Hooked, um best seller do marketing que ensina como usar neurologia pra construir produtos que viciam. O livro é ótimo, vendeu milhões e ensinou milhares de pessoas a usar ciência pra nos vender coisas que não precisamos (e as vezes nem queremos). Pra se redimir, ele escreveu o Indistraível, que nos ensina como recobrar o controle dos nossos cérebros.
Eu acompanho o Cal Newport desde que o primeiro livro dele me salvou de uma crise profissional em 2019. Esse segundo é incrível também. pra quem for mais do vídeo, tem um TED legal dele sobre como ele saio das mídias sociais onde ele fala desse assunto também.
Eu achei legal abrir a indicação aqui, porque eu tenho certeza que muita gente pode se beneficiar disso — e também porque eu sei que tem um monte de fãs de boas leitura aqui no Linkedin. 🤓📚
E se você chegou até aqui, parabéns. 🥳🎉
Fiz um texto maior de propósito pra testar como andava a capacidade de concentração do pessoal aqui no Linkedin. 😉
Curte aqui embaixo pra me mostrar que vc conseguiu ler tudo isso tá?
Se você tiver alguma dica legal pra concentração, deixa aí nos comentários.
Ah! Me chama pra contar o que achou das dicas! #dicadocobbi #dicadelivro
Educadora Financeira com certificação CFEd® Focada na Classe Artística
1 aler esse artigo é tipo um abraço mesmo, adoro quando percebo que não estou sozinha nas minhas dores. A falta de concentração e o excesso de distração é com certeza um dos meus maiores desafios atualmente, e por mais que eu entenda que é um sintoma meio generalizado, ainda me cobro muuuuuito pelas distrações. Então, foi incrível ler esse texto, valeu por compartilhar seus desafios, fez eu não me sentir só nesse dilema :)