COMO COMECEI A EMPREENDER
A moda em 1996 era pulseiras de miçanga. Todas as garotas que eu conhecia tinham ao menos uma em cada braço.
A possibilidade da minha mãe chegar em casa com uma pulseira de presente para mim era nula. As condições lá em casa não eram das melhores e, cá entre nós, 10 reais em um acessório naquela época era muito dinheiro.
Fui em algumas lojas confirmar o preço daquela preciosidade e descobri que com alguns trocados poderia comprar as miçangas e produzir as minhas próprias pulseiras.
Peguei algumas moedas que tinha guardado e no fim da tarde meus braços já estavam escondidos de tantas miçangas penduradas.
Chegar na escola no dia seguinte foi uma surpresa para mim e para todo o restante da sala. As garotas mais populares me olharam de uma forma diferente e pela primeira vez tentaram manter contato.
“Onde você comprou?”
Eis que vislumbrei uma oportunidade de ganhar um dinheiro e criar laços de amizades com as garotas da minha sala. “Conheço uma moça que vende, você quer? Posso falar com ela”.
Preferi esconder minha autoria nesse trabalho e ser a intermediadora das vendas.
Até o sinal tocar indicando o final do expediente escolar, eu tinha uma lista com o nome de todas as garotas que encomendaram pulseiras comigo.
Lendo toda essa história você imagina que eu deveria ser adolescente, próxima dos meus 17 anos de idade, né?
Na verdade, eu tinha apenas 8 anos de idade e não compreendia que aquilo era o meu primeiro empreendimento, mas olhando para minha lista de feitos tenho orgulho de dizer que meu primeiro negócio foi produzir pulseiras de miçanga.
Outra pessoa, talvez por medo ou vergonha, não abraçaria com a mesma vontade essa oportunidade. No meu caso, passei por pequenas experiências de empreendedorismos até conseguir descobrir o meu espírito de vendedora. Alguns dirão que os resultados que alcancei até hoje foram sorte, mas mal sabem que no mundo dos negócios eu tenho um longo caminho trilhado.
Acredite, tenho muitas outras histórias nesse meu percurso até aqui, mas conto para vocês em outro momento. Acompanhem minhas redes sociais!
Social Media e Marketing Digital Planner
6 aMaravilhosa! Amei esse texto! Muito inspirador!