Como desenvolver a sua habilidade de adaptação?
Você certamente já passou por momentos que a vida te exigiu se adaptar a diferentes cenários, correto? Situações que por vezes você não controla: trabalho, mercado, vida pessoal, perdas de pessoas queridas, mudanças inesperadas, dentre outras.
Nesses casos, como manter a saúde física e mental e seguir em frente apesar da dor e da dificuldade em lidar com essas situações?
O jargão “transforme a dificuldade em aprendizagem” não é tão fácil como alguns relatam, e, muitas vezes vem carregado de dor, como uma âncora que te prende ao passado.
É necessário ter coragem para enfrentar as adversidades e acreditar que o futuro é construído com base em suas ações do presente.
A partir da consciência de adaptar-se ao novo cenário que se apresenta, você precisa olhar para os seus desejos, se fazer perguntas que venham do coração. É necessário que você busque identificar o seu motivo para aprender a viver neste novo contexto que é criado, e aos poucos, desenvolver a habilidade de adaptar-se às necessidades que você traçou como objetivo.
Recomendados pelo LinkedIn
Este reforçamento positivo te ajudará a sustentar a competência que se tornará um hábito no futuro e, é claro, não se esqueça de reforçar o comportamento e valorizar a evolução e conquistas diárias, que criam um ambiente favorável para que você continue evoluindo.
A chave para adaptação está na coragem em enxergar a realidade sem os “óculos que mostram o que você gostaria de ver”, aceitar que mudanças inevitavelmente acontecerão e a força em ter atitude para ser protagonista, assumir as rédeas da sua vida e adaptar-se aos diversos cenários de nossas vidas.
E, como posso reforçar esse comportamento diariamente? Você já se perguntou qual o seu quociente de adaptabilidade - QA? Essa métrica pode nos ajudar a entender o quanto estamos preparados para adversidades e, assim, nos preparar de uma maneira consciente. Em breve, trarei um novo texto sobre o assunto.
Que tal embarcar nesta jornada rumo a um quociente de adaptabilidade saudável?
Gestão de Mudança Organizacional I Recursos Humamos I Gestão de Projetos I Transformação Organizacional I Treinamento e Desenvolvimento I Cultura I RH I Mentoria
11 mMuito boa reflexão Renata Santana . Nosso cérebro sempre tentará nos manter na zona de conforto, treiná-lo para ser mais adaptativo é uma ótima opção para passarmos melhor por momentos de Mudanças.
CEO @ Exclusive Seguros | Board of Directors, Insurance
11 m👏👏👏👏
Psicóloga Escolar
11 mQue texto incrível Renata, representa muito o meu momento. Parece até uma sensação de “estou parada no tempo, não consigo evoluir”. O meu maior desafio hoje é o maternar e lidar com o contexto profissional. Tenho consciência desse novo contexto em minha vida e a chave é essa, desenvolver habilidades de se adaptar nesse novo cenário que por hora não é nada fácil. Esse assunto abriu ainda mais a minha mente do que realmente eu busco. Gratidão!