Como engajar as pessoas no ambiente de trabalho

Como engajar as pessoas no ambiente de trabalho

Talvez um dos maiores desafios do mundo corporativo hoje em dia está em garantir o total engajamento das pessoas naquilo que deve ser feito, que deve ser executado. Os empecilhos são inúmeros e o resultado da falta de comprometimento são grandes - exemplos: não atingimento das metas, ambiente de trabalho desagradável, desmotivação da equipe, risco de acidentes, dentre outros.

Portanto, sendo um gestor ou alguém responsável por conduzir uma equipe de trabalho, é necessário saber lidar com esse tipo de desafio, pois, todo o sucesso de uma empresa está em atingir os resultados esperados, no tempo esperado, com o orçamento esperado e da melhor maneira possível. E não há outra maneira de conseguir esses resultados senão garantindo que toda a equipe responsável pelo seu atingimento esteja totalmente focada em alcançar o objetivo. Em outras palavras, deve-se garantir que todos estejam "remando na mesma direção". Mas isso por si só não é suficiente. Deve-se garantir também que todos da equipe estejam "remando no mesmo ritmo", senão o "barco" pode virar. Também é necessário que todos dentro do "barco" estejam "enxergando o ponto de chegada".

Mas a pergunta é: Como fazer isso acontecer? Qual o segredo?

Esse artigo não tem como objetivo garantir que todos tenham 100% de eficiência no atingimento dos resultados. Seria muita pretensão querer chegar em tal patamar. A intenção é simplesmente enumerar alguns pontos para chamar a atenção e levar à reflexão de como estão sendo conduzidos os direcionamentos e a gestão das pessoas no ambiente de trabalho. Seguem abaixo 5 dicas de como garantir o engajamento das pessoas:

1 - Deixe bem claro o que é esperado de cada um deles. Muitos funcionários se sentem frustados por não saber o que se espera do seu trabalho. As vezes não são discutidos os objetivos ou, por muitas vezes, eles não são colocados de maneira que fique 100% entendidos. É preciso que os objetivos e as metas estejam claros. As metas, em particular, devem ser individuais, ou seja, cada pessoa deve ter a sua , mesmo que elas se repitam em algumas pessoas, mas o funcionário tem que saber que parte daquele resultado, ou ele todo, é fruto da sua dedicação, do seu desempenho e do seu compromisso em atingí-lo.

2 - Elogie-os. Em outras palavras: reconheça o bom trabalho, o esforço em atingir o resultado ou simplesmente, uma postura que seja digna de um elogio. O ser humano é movido por reconhecimento. Quem não gosta? Pense em quando seu chefe imediato lhe fez aquele elogio por ter entregue um bom trabalho na data combinada e com a qualidade melhor que o esperado. Pense em como se sentiu ao receber o reconhecimento. Da mesma forma, seus subordinados ficarão felizes em receber um elogio. Essa é uma boa maneira de mostrar que estão no caminho certo e que, se acertarem mais vezes, outros elogios virão e ,quem sabe, até reconhecimentos ainda maiores (prêmios, divulgações, confiança, eventuais promoções, etc).

3 - Flagre-os fazendo alguma coisa certa. No livro O Novo Gerente-Minuto (Originalmente de 1981), Ken Blanchard explica que gestores tendem a procurar alguma coisa que seus subordinados estejam fazendo de errado, para corrigí-los e direcioná-los para o caminho certo. Mas poucos usam o que é feito de maneira correta para elogiar e garantir o aprendizado. Elogiar uma ação correta garante que o subordinado está fazendo um bom trabalho e o incentiva a continuar e, talvez, até fazer melhor ainda. As pessoas se desmotivam com uma repreensão e se orgulham de si mesmas quando recebem um elogio. Em outras palavras, o elogio tem mais eficiência que uma repreensão com posterior redirecionamento. Para realizar o flagra positivo é preciso um policiamento da observação, pois, como dito anteriormente, temos a tendência de procurarmos atitudes falhas e não boas atitudes.

4. Saiba ouvir. Entenda que ouvir é muito diferente de escutar. Ouça o que o outro tem a dizer, entenda sua intenção, preste atenção na fala dos seus subordinados, "vista os sapatos do outro" ou seja, ponha-se do lugar do outro. Só assim será possível entender o real significado das solicitações, das indagações, dos anseios, das dúvidas, dos questionamentos e poderá tomar uma decisão que seja assertiva. Quando o colaborador sente que seu gestor o ouve, ele se sente acolhido, se sente útil, sente que sua opinião tem valor e, portanto, se sente motivado.

5 - Entenda a moeda de troca de cada um. Todos temos uma moeda de troca, ou seja, algo pelo qual lutamos ou algo que queiramos em troca de um bom resultado. É muito importante fazer a leitura de cada colaborador da equipe de maneira individual, para se conhecer a moeda de troca de cada um, pois, nem sempre são iguais. Para um determinado colaborador, o simples ato de elogiá-lo pessoalmente já vale para que outros bons resultados sejam alcançados. Porém, para outros, um elogio público tem mais efeito. Outros ainda se sentem motivados ao verem divulgados os resultados alcançados frutos de seu empenho. A difícil tarefa de encontrar a moeda de troca de cada um pode se transformar em uma ferramenta muito útil na obtenção de resultados e no engajamento de cada um dos funcionários de uma equipe.

Existem muitas outras maneiras de garantir o engajamento das pessoas, maneiras essas que devem ser utilizadas em paralelo com as aqui descritas. A expectativa é que o artigo auxilie em algumas dificuldades encontradas em se lidar com pessoas no dia-a-dia corporativo. Mas a orientação é que não se limite às ações aqui descritas. Busque sempre se manter informado, leia livros sobre o assunto, assista vídeos, leia reportagens, pois, se tratando de condução de pessoas, sabemos que, por não se tratar de uma ciência exata, não há uma receita de bolo pronta que irá garantir o sucesso de todos. Portanto, quanto mais embasado e mais preparado estiver, as chances de acerto são maiores. O mais importante é saber que nenhum gestor consegue atingir os resultados sozinhos, portanto, é preciso entender que as pessoas são o bem mais valioso de qualquer empresa e devemos investir nelas mais (tempo, dinheiro, atenção) que nos ativos físicos, nos processos e nos procedimentos.

Obs.: Se você chegou até aqui é por que gostou da postagem ou, pelo menos, sentiu curiosidade em ver até o fim. Essa é a primeira vez que posto algo no Linkedin, portanto, gostaria de ouvir suas opiniões e críticas (desde que construtivas, é claro) para me incentivar a postar mais e ajudar no meu crescimento profissional e pessoal. Obrigado.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos