Como escrever um email marketing?

Como escrever um email marketing?

Ontem, em uma de nossas reuniões, um dos nosso chegados questionou algo que é delicado e necessário ao mesmo tempo: Peoples - sim, assim ele nos chama - como podemos escrever um email marketing? Ele ainda funciona? Como podemos enviar nossas campanhas de e-mail marketing de alto impacto aos nossos clientes? Que tipo de conteúdo entregar para os assinantes da lista?

Aviso aos navegantes: sim, o e-mail marketing funciona! E é uma das formas mais eficazes para criar um relacionamento saudável e de longo prazo com os seus clientes. Uma campanha de e-mail marketing bem construída pode aumentar as vendas da empresa à qual você atua centenas de vezes....e o que é melhor: de forma totalmente automatizada. Então, elenquei alguns tópicos que acredito ser importante na elaboração de meus e-mails marketing. Aqui, divido como faço e-mail marketing e acreditem, vêm dando muito resultado:

#1 - Construa sua lista de e-mail

Construir uma lista de clientes não é o mesmo que comprar uma lista! Uma lista comprada não dá resultados, mesmo se alguém estiver tentando te convencer que a lista dele é segmentada e extremamente responsiva. Uma das características mais importantes e fortes do e-mail marketing é que ele é uma ferramenta de relacionamento baseado na confiança – desde o começo. E comprar confiança não dá! Existem várias maneiras para construir uma lista de e-mail de qualidade: usar uma Landing Page (Página de Captura), por exemplo é uma ótima! Esse é um método muito eficaz e melhor: pode ser usado mesmo que não se tenha um site ou blog. Oferecer a esta lista uma recompensa digital de alto valor é outra pedida bastante pertinente: um e - Book, um minicurso, um vale - desconto na compra, etc.

#2: Escolha um bom provedor de e-mail marketing

Há muitos provedores bons no mercado, mas, o que levo em consideração (quando me refiro a e-mail marketing) é: um plano inicial gratuito, para começar a construir uma lista de e-mail sem gastar nada; ter diversas ferramentas de e-mail marketing para construir autoresponders, criar newsletters e segmentar minhas listas, além de ter relatórios completos para medir o sucesso das campanhas: quem e quando abriu os meus e-mails, clicou ou não nos meus links, etc.

#3: Configurar sempre a conta de e-mail

Como? Escolher o nome de remetente é passo mais importante (sugiro utilizar seu nome pessoal ao invés do nome da empresa, personaliza a ferramenta!). Ao usar um nome pessoal, a taxa de abertura destes emails aumenta, já que as pessoas preferem falar com alguém que conhecem e não com a empresa em geral. Outra questão importante: criar listas segmentadas. Por exemplo, uma para capturar os e-mails dos clientes em potencial, outra para os parceiros futuros, outra para fornecedores, etc...desse jeito você vai poder entregar conteúdo altamente relevante para cada grupo criando um relacionamento de confiança e respeito. Escolher a forma de envio das campanhas e a linguagem do conteúdo (formal ou informal) também entra aqui: você precisa decidir que tipo de e-mails você vai enviar e qual formato deles. Mantenha esta métrica, pois isso precisa se tornar um padrão na comunicação com o seu público!

#4: Planeje e inicie suas campanhas de e-mail marketing

Teste 01 - Periodicidade: testar e decidir em qual dias e horários enviar seus e-mails e mantê- los padrão. Desse jeito o seu público vai aprender a esperar seus e-mails num momento específico e isso vai aumentar a taxa de abertura com o tempo.

Teste 01 - Frequência: decida qual a melhor frequência para os disparos destes e-mails (normalmente encaminho 1-2 vezes por semana, mais do que isso cansa).

Teste 03 - Crie um calendário de conteúdo: o calendário vai ajudar no planejamento de criação de conteúdo e disparo de e-mails. Essa é uma forma visual e muito útil para planejar as suas campanhas e ajustá-las conforme os resultados (Excel aqui é meu amigo master, blaster, mega presente!!).

#5: Faça análises e testes frequentes

Usando os relatórios do seu provedor de e-mail marketing você poderá monitorar as campanhas e analisar seus resultados. Algumas métricas importantes para monitorar, analisar e ajustar as suas campanhas (se necessário) são: taxas de entrega, de abertura, de click nos links dentro do e-mail, de reclamações de SPAM , entre outras.

Analisando esses dados você terá melhor noção se as suas campanhas fazem sucesso ou não, e o que e como ajustá-las, caso necessário. Assim, você construirá uma lista de alta qualidade e responsiva e fazer campanhas de e-mail marketing de alto impacto. Lembrando que a relação de conteúdo de alta qualidade e gratuito versus ofertas de compra de produtos ou serviços deve ser 80% / 20%. Então, por favor, vamos propôr experiência de e-mail marketing de forma responsiva, aplicativa, eloquente e eficaz. Afinal, nosso trabalho se torna melhor quando a gente melhora, não é verdade?









Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos