Como fazer parcerias de negócio com inovação.
Em um mundo em constante mudança, as empresas enfrentam o desafio de manter-se relevantes, atualizadas e competitivas.
A introdução do ecossistema de inovação é uma estratégia que visa atrair a colaboração de parceiros de negócios, visando obter vantagem competitiva e aprendizado contínuo.
Pequenas e médias empresas podem e devem se beneficiar dessa metodologia. É muito mais fácil crescer com a ajuda de parceiros que complementam seus propósitos.
O Poder da Colaboração.
A inovação não ocorre em um vácuo, ela floresce quando diferentes mentes se unem, compartilham ideias e colaboram. Ao estabelecer conexões com startups, universidades, laboratórios e outras companhias, as empresas têm a chance de expandir seus horizontes e explorar novas perspectivas. A colaboração extrapola os limites e acelera o processo de aprendizagem.
Rompendo com a Zona de Conforto.
Empresas que permanecem isoladas em suas bolhas correm o risco de estagnação. A zona de conforto é uma barreira invisível à inovação. Abrir as portas implica em questionar as práticas já estabelecidas e estar disposto a experimentar para aprender a fazer de maneira diferente. O novo está além das paredes familiares; é preciso coragem para explorá-lo.
Bases para experimentar a inovação aberta.
1 - Reconhecer uma deficiência ou limitação organizacional.
O primeiro passo é identificar quais áreas da sua organização apresentam limitações ao crescimento, obstáculos para entrar em novos mercados, restrições que causam um impacto significativo na cadeia de fornecimento ou na jornada do cliente.
Identificar os problemas em que sua organização não apresenta níveis de excelência pode ser um bom começo para encontrar um parceiro de negócios com melhores condições e capacidades.
Recomendados pelo LinkedIn
2 - Identificar objetivos diferentes para si e para os parceiros. O que eles irão ganhar ajudando você?
Identifique algo para oferecer e abrir espaço para parcerias verdadeiras. Uma parceria deve beneficiar ambas as partes. Como o seu parceiro de negócios será beneficiado nesse acordo? Quais vantagens poderão desenvolver para ambos os negócios?
3- Estabelecer critérios para selecionar os parceiros em potencial.
Qual é o perfil de organização e profissionalismo que você está disposto a integrar no seu negócio? Quais empresas não devem ter acesso aos seus procedimentos e conhecimentos específicos? Qual é a maneira de selecionar os bons e desconsiderar aqueles que não estão alinhados às suas intenções?
4- Criar uma estrutura de governança.
Criar uma estrutura para facilitar o processo de comunicação, espaço para trocas, ambiente acolhedor ao contraditório e recursos de gestão adequados ao modelo organizacional.
5- Desenvolver modelos de negócio colaborativos.
Criar mecanismos de controle adequados para o bom funcionamento da parceria, incentivando a transparência com vantagens claras, e preparar acordos e contratos que apoiem a transformação, estimulando o interesse pela inovação.
Despertar é necessário.
O futuro pertence àqueles que se adaptam, desafiam e abraçam o processo de aprendizagem. As companhias que percebem o ecossistema de inovação estão mais preparadas para lidar com os desafios e crises. Cada organização que se pergunte: “Estamos preparados para o futuro?” A resposta pode ser a diferença entre a sobrevivência e a extinção. É hora de abrir a mente para ir além.
Professor e Consultor em Métodos e Ferramentas da Qualidade
1 m\Weber Herreira, excelente artigo!!! Precisa uma leitura cuidadosa e reflexiva!