Como honrar sua palavra constrói bons relacionamentos
Você cumpre TODAS as promessas que faz para si mesmo?
Se a resposta foi “não”, então é muito provável que não cumpra, também, TODAS as promessas que faz a líderes, colegas, familiares e amigos.
Não se trata de honrar sua palavra DE VEZ EM QUANDO. Trata-se de honrá-la, sempre. Afinal, quando não o faz, a primeira pessoa prejudicada é você mesmo.
Se, por exemplo, você se programa, mentalmente, para sair do trabalho às 19h, e sai depois das 20h, é como se sua mente registrasse um erro ou uma mentira. Se fizer isso com alguma frequência, a tendência é que passe a desacreditar em tudo aquilo que afirma.
Ao criar este ciclo, você perde a autoconfiança e, portanto, um dos pilares fundamentais da sua autoestima e dos bons relacionamentos.
Se você for um líder, vai acabar oferecendo para seus liderados algo que nunca vai poder entregar. Se você for liderado, vai prometer cumprir tarefas e prazos que nunca será capaz.
Está claro que esta relação não vai se sustentar por muito tempo, porque nunca haverá transparência e os alicerces não serão sólidos. Assim, não haverá confiança entre as partes, nem compromisso. O liderado vai encontrar uma forma de culpar o líder pelos maus resultados, e vice-versa.
Isso terá um impacto direto na performance da equipe e, se não todos, ao menos um será penalizado.
Se você sente que está nesta situação e quer mudá-la, comece sendo honesto com você mesmo.
Um bom treinamento pra começar é cumprir as promessas que você faz a si: seja o horário que vai acordar, ou dormir, seja o horário de chegar e sair da empresa, seja a dieta que resolveu seguir.
Enfim, se você conseguir manter esta coerência interna, estará apto a fazer o mesmo com colegas, amigos e familiares.
Alicerçado nisso, é possível construir relações verdadeiras, duradouras, que gerem bons frutos e aprendizado contínuo.