Como incluir a saúde mental no planejamento de 2025?

Como incluir a saúde mental no planejamento de 2025?

Anualmente, 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos em razão de questões de saúde mental.

Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS) e servem de alerta para as organizações. 

O panorama cultural é preocupante: atualmente, 76% dos brasileiros não fazem nenhum tipo de acompanhamento profissional para a saúde mental, segundo o Instituto Lado a Lado Pela Vida.

Entretanto, em um mundo tão dinâmico, ignorar o impacto que estresse, ansiedade e burnout podem ter no desempenho das equipes é um erro que as empresas já não têm mais tempo e espaço para se permitir.

Como trazer a saúde mental para o centro do planejamento estratégico de 2025?

Os líderes precisam adotar uma abordagem preventiva e proativa com relação ao tema. E isso implica em criar um ambiente de trabalho mais empático, que favoreça a comunicação aberta sobre saúde mental, sem estigmas. 

Uma das estratégias mais eficazes é a criação de programas específicos de apoio psicológico e até o investimento em plataformas digitais de saúde mental que ofereçam ferramentas para acompanhamento da saúde emocional dos colaboradores.

Iniciativas para as empresas

Ticiana Paiva, Head de Psicologia da Starbem, reuniu cinco ações que podem ajudar as empresas a implementarem iniciativas efetivamente:

1. Programas de apoio psicológico: ofereça acesso a serviços de terapia de qualidade. Isso ajuda os colaboradores a lidarem com estresse, ansiedade e outras questões emocionais.

2. Flexibilidade no trabalho: considere implementar políticas de trabalho flexível, como horários ajustáveis ou a opção de trabalho remoto. Isso permite que os colaboradores equilibrem melhor suas responsabilidades pessoais e profissionais, reduzindo o estresse.

3. Treinamentos e workshops: promova sessões sobre gestão do estresse, comunicação eficaz e temas mais leves como desenvolvimento pessoal. Essas iniciativas ajudam os colaboradores a desenvolver habilidades para enfrentar desafios emocionais e fortalecer seu bem-estar.

4. Ambiente de trabalho positivo: fomente uma cultura organizacional que valorize a inclusão, o respeito e a colaboração. Um ambiente de trabalho positivo pode aumentar a satisfação e a motivação dos colaboradores, diminuindo a incidência de problemas de saúde mental.

5. Atividades físicas e de lazer: promova ginástica laboral e eventos de lazer fora do ambiente de trabalho. Essas iniciativas são grandes aliadas na redução do estresse e no aumento do bem-estar.

Mas atenção! Para ser executável, é importante que o planejamento anual para 2025 inclua metas claras para a implementação dessas iniciativas, acompanhadas de avaliações contínuas de seu impacto na vida dos colaboradores e no ambiente corporativo como um todo.

Visite nosso blog para saber mais sobre o papel do RH na saúde mental dos colaboradores: https://blog.starbem.app/rh-e-saude-mental

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos