Como liderar a partir do exemplo e demonstrar competência?
Para inspirar uma equipe e elevar o desempenho de sua equipe, todo líder deve desenvolver atributos básicos. Estes atributos conferem ao líder a habilidade de facilitar um ambiente de confiança e promover engajamento de seus liderados.
"Todo Líder deve ter valores pessoais e inteligência emocional. Deve cuidar dos seus hábitos e atitudes, deve sempre primar pela sua credibilidade"
Alguns exemplos de atributos básicos a uma liderança inspiradora:
Visão
É o um dos mais modernos conceitos a ser trabalhado em equipe. Está diretamente vinculada ao propósito e a geração de valor. Ou seja, fazer algo que é necessário para alguém, que esteja vinculado à resolução de um problema ou mesmo eliminar uma dor. Algo para família ou comunidade, algo para as próximas gerações... Fazer algo que tenha significado.
Para influenciar os membros de uma equipe, esse propósito e geração de valor precisa ter significado coletivo, precisa ser por meio de uma visão compartilhada. Todos, liderados e líderes, focados em um único objetivo. O alinhamento pleno é uma utopia, dado a diversidades das necessidades e objetivos pessoais. Portanto, deve-se buscar algo alinhável, mobilizador.
Inovar
Alguém, ao acaso, conhece algum case de sucesso de um líder que não “faz nada”? Um líder que “fica parado” ou que mantém as coisas como estão?
Inovar, transformar e mudar são desafios para alguém que se propõe a exercer uma função de liderança. Isso envolve riscos, implica sair da zona de conforto, é literalmente, desafiar o estabelecido! Se o líder quer realmente mobilizar e influenciar as pessoas, deve identificar oportunidades. Essas oportunidades de inovação e mudança em muitas vezes são encontradas dentro da própria equipe. Toda inovação deve ter significado e deve estar em direção à visão e vinculada ao propósito comum.
Empowerment
Um dos aspectos mais desafiadores de uma liderança está relacionado ao empowerment. É fazer com que os membros de uma equipe se sintam capazes de desempenhar suas funções com autonomia e performance. É muito além de “passar poder para alguém”!
Significa delegar autoridade, ou seja, apoiar as pessoas e reforçar a autoconfiança. É permitir que os membros da equipe possam tomar decisões, assumir e estar à frente de algo, promovendo o aumento da responsabilidade e desenvolvimento de competências.
Motivar (engajar)
Um tema recorrente nas pesquisas relacionadas à liderança é a motivação, que de modo mais contemporâneo tem sido substituída pelo termo engajamento. Dois aspectos são básicos para a motivação: o propósito (inspiração, motivação mais intrínseca) e o empowerment (não há nada mais motivador do que poder assumir a responsabilidade sobre o meu trabalho).
Outros aspectos referentes ao engajamento se referem a padrões claros de avaliação e feedbacks constantes. Para que as pessoas possam se motivar, elas precisam fazer um bom trabalho. Para fazer um bom trabalho elas precisam saber onde elas têm que chegar... Se as pessoas não tiverem referenciais claros de avaliação, não saberão concluir se fizeram um bom trabalho e não poderão, portanto, desenvolver motivação. O feedback é extremamente importante, sobretudo, para as novas gerações que estão no mercado de trabalho que tem como característica o dinamismo e todo o interesse em saber em tempo real a sua assertividade. Deve ser formal – momento no qual o líder deve dizer o desempenho de seu liderado. Sempre que possível, o feedback deve estar acompanhado de reconhecimento. É importante comemorar as vitórias!
Inspiração
Inspiração está diretamente relacionada com a prática do líder, seu exemplo e resultado. Dar o exemplo nem sempre é fácil, é preciso estar alinhado com proposito e valores e habilidades. Caso contrário, podemos parecer pregar uma coisa e, na verdade, passar outra mensagem.
Tudo começa com o autoconhecimento e a “humildade” de aprender. Significa estar aberto ao novo, significa estar disposto a sempre fazer uma construção conjunta e colaborativa. Significa também reconhecer suas limitações, no momento em que comete um equívoco ou mesmo reconhecer que não é o melhor em tudo, enxergado e valorizando os membros de sua equipe, seus talentos, suas valências.
Todo Líder deve ter valores pessoais e inteligência emocional. Deve cuidar dos seus hábitos e atitudes, deve sempre primar pela sua credibilidade. O líder tem que definir “o que é certo e o que é errado” – na perspectiva da construção coletiva. Deve provocar em seus liderados a visão de para onde querem ir e COMO querem ir. O líder deve ter inteligência emocional. Deve saber se comunicar, como se comportar, como lidar com as emoções. Deve desenvolver autocontrole, empatia e lidar com a diversidade. Por fim todo líder deve considerar a credibilidade a sua moeda mais importante e sempre ser honesto (fazer algo de acordo com aquilo que eu prega – isso promove noção de continuidade e previsibilidade junto à sua equipe). Deve ter determinação e autocontrole, deve acompanhar sua equipe. O resultado é ter influência e utiliza-la para o engajamento das pessoas.
#sempreemfrente #selforganizingteams #lideranca #gestao #gestaoemsaude #gestao40 #team #management #sucesso #unidade #parceria #objetivo #foco #inovacao #identidade #realidade #felicidade #estrategia #gestaodepessoas #gestaodeprojetos #empowerment #amornoquefaz #prosperidade #nextstep #missao #equipesdealtaperformance #equipedealtaperformance #equipesdealtodesempenho #equipedealtodesempenho #equipesautogerenciaveis #flow