Qual preço o líder deve pagar para ter uma equipe 100% motivada?

Qual preço o líder deve pagar para ter uma equipe 100% motivada?

Superem a ideia de sorte, azar ou destino e introduza a ideia de estratégia, motivação e trabalho.

O filósofo Jean-Paul Sartre diz que não importa o que a vida fez de você ... importa o que VOCÊ FEZ com o que a vida fez de você.

Já que não controlamos tudo, entre o nascimento e a morte controlamos muita coisa e o que de fato faz a diferença é o ESFORÇO!

Toda crença em destino tem a tendência de disfarçar o que de fato faz a diferença no competitivo meio que vivemos, e o que faz a diferença é o ESFORÇO!

Algumas pessoas podem afirmar me dizendo: Cara, você tem sorte! Sim, eu tenho uma sorte imensa, e essa sorte existe por que eu acordo as 05:30 da manhã e isso é a minha sorte diária. Basta eu começar a dormir o dia todo, que essa sorte irá embora.

Mas acima de tudo eu acredito que eu tenho condições de interferir na minha vida e que quando eu faço a pergunta “o que estou fazendo com o meu futuro?” eu me respondo olhando no espelho com outra pergunta: "O que estou fazendo de mim?"

E ai vem a pergunta crucial “O que estou fazendo da minha carreira? Estou conseguindo chegar a alta performance e com isso trazer prosperidade a todos que me cercam? Estou correspondendo ás minhas próprias expectativas como empresário, ou como executivo que faz parte do negócio? Como sou visto no meu trabalho? E o quanto estou disposto a entregar excelência para ser reconhecido como peça fundamental?

A vida é muita rápida e passageira, para que se perca tempo em uma existência pequena e fraca, para que se tenha uma família que não ame, para que se tenha um trabalho que não se dedique ou um emprego que não goste.

Pergunte o que você está fazendo de si mesmo e siga a dica de Sócrates:

“Conhece a ti mesmo”.

É fundamental conhecer-se, sempre, sem nunca perder de vista a realidade, pois é ai que se tem a chave da transformação.

Agora faça perguntas objetivas para termos respostas claras e assim respondermos o que perguntamos no início: O que eu quero? Onde isso vai me levar? Isso me torna ou não feliz?

Mas o principal de tudo, controle a vaidade.

Meu mentor de Coach contou uma vez que trabalhou com pessoas importantes tanto na área empresarial quanto na área social, me disse que quase todos tinham o mesmo pecado, o da vaidade, pecado fundamental da humanidade , de se achar mais do que é, e de achar que os outros concordam com isso.

A dica que ele me deu foi:

“MIRE EM SER MAIS DO QUE VOCÊ É, MAS SAIBA EXATAMENTE QUEM VOCÊ É”.

Eu estou parcialmente pronto, mas eu não sou perfeito. Eu sou perfectível, estou em processo de transformação, eu sou um profissional crescendo a cada instante, eu tenho partes completamente prontas, outras que precisam de melhoras e outras precisam ser criadas. Eu não estarei pronto até o fim, pois somos seres em evolução constante então quais as partes que preciso melhorar?

Exemplo: Talvez eu seja bom estrategicamente e empaticamente, talvez eu seja bom em resiliência e formas de lhe dar com situações de conflito, talvez eu seja bom em pontualidade mas sou facilmente levado pela emoção e falta de paciência? e tenho que trabalhar isso com métodos de autoconhecimento ou psicologia para vencer minha irritação? Todos nós temos partes a serem melhoradas, fazer algo novo, fazer uma renda nova.

Freud em seus últimos anos de vida deixou essa pergunta em seus escritos:

“Porque as pessoas buscam tanto a infelicidade e quando à encontram ficam admiradas, por que as pessoas mantem a família em ambiente difícil, mantem pessoas difíceis a sua volta, por que ano após ano repetem o mesmo erro e quando vem a infelicidade em forma de depressão, insônia, estresse e afins, elas ficam surpresas e se perguntam “o que houve da minha vida?”

Eu respondo: Houve o fruto do seu projeto de vida, houve a sua falta de ação, houve a sua mão.

Como disse Gandhi: Seja você, o mundo que você quer ver.

A última dica que ele me deu foi: “Pare de se espelhar no mundo ao seu redor e persiga seu objetivo. Pare e pense sobre como você quer estar daqui a 5 anos, com quem você quer estar, com qual renda e com qual casa, e persiga isso, este é seu projeto de vida, este é seu jogo de missão.

Por fim, esqueça o que passou, reinvente-se, reconstrua, não se acostume ao fracasso, desafie-se, pois a vida só vale a pena se for intensamente aproveitada dentro destes objetivos.

Antes de sair da reunião, questionei como ele sabia de tudo isso, e ele me respondeu:

É por que é o que eu faço, estou fazendo tudo isso agora, aqui ao seu lado... e hoje ...repasso para você. :)


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Weslley Gaspar

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos