Como se constroem os movimentos sociais
Os movimentos sociais são característicos de um grupo de pessoas que se unem para defender interesses. Esta formação surge em sociedades politicamente ativas.
Várias ações não têm brotado sem uma manifestação do povo nas ruas. O Brasil é grande, e diferentes entendimentos sobre o mesmo assunto são discutidos, influenciados por hábitos, costumes, economia, judiciário e hoje principalmente pela política.
As diversas opiniões e as intenções que existem por trás de cada grupo, parecem não permitir o consenso pelo que é melhor para a sociedade. O que parece ótimo para você, não é aceito por ele.
Mas será que existe uma receita para movimentos bem-sucedidos?
O encarceramento de Rosa Parks, a passageira negra do ônibus de Montgomery que se negou de levantar e ceder o assento a um branco, infringindo as então leis de segregação racista, em dezembro de 1955, não foi o primeiro, mas tornou-se o epicentro do movimento pelos direitos civis nesta cidade.
Quando a maioria aceita segregações, o ativismo de rua ou comunitário não acontece. Mas, quando a política sinaliza mudanças para promover a justiça e diz não às segregações, aos poucos os hábitos se sobressaem à inércia. Parks era respeitada e bem inserida em sua comunidade, e tinha laços fortes na cidade. Isso fez com que o hábito de amizade se antecipasse à apatia normal da comunidade. Parks era amiga de lavradores assim como de professores universitários. Laços fortes de amizade são importantes para buscar ajuda de quem tem influência. Por isso, os movimentos dos negros permitiram melhorar a sua participação na sociedade e buscar os seus direitos.
Os laços menos fortes são normalmente mais adequados para alcançar grandes movimentos, pois são movidos pelos costumes ou hábitos comunitários. São hábitos de pressão social, cujas expectativas são comunitárias. Mas a pressão social não é suficiente para sustentar um movimento.
Quando laços fortes de amizade se somam a laços fracos de pressão social, essa fusão cria o impulso necessário para a disseminação da mudança social disseminada.
Os movimentos sociais são importantes para a formação de uma sociedade democrática, e para que cada membro seja inserido na sociedade de direitos.