Como se preparar para entrevistas de emprego?

Como se preparar para entrevistas de emprego?

Quem nunca sentiu um “friozinho na barriga” antes de uma entrevista de emprego que atire a primeira pedra!

É muito comum sentir ansiedade antes de ir para um processo seletivo. A palavra “seleção” já traz consigo um sentimento incômodo e por isso que é tão importante conhecer técnicas que possam ajudar neste momento.

A minha sugestão número 1 é que, antes de ir para a entrevista, você conheça tudo o que puder sobre a vaga e empresa que te convidou para participar do processo seletivo. Não basta ler o site, é fundamental ler matérias que foram divulgadas há pouco tempo sobre este empregador, ler as redes sociais, conversar com pessoas que já trabalharam lá ou que ainda trabalham, pesquisar sobre a situação financeira da organização, clima organizacional, cultura, etc... Informação nunca é demais e, o candidato que possuir mais conhecimento sobre o empregador, com certeza, se sairá melhor durante a entrevista, pois conseguirá desenvolver uma conversa mais profunda.

Outro ponto muito importante é que a empresa está fazendo a sua seleção, porém os candidatos também estão selecionando onde querem trabalhar. Não podemos esquecer que a seleção é uma via de mão dupla, ou seja, quanto mais informações eu tenho sobre aquele local, mais preparado estarei para fazer uma escolha de forma consciente e menos serão as chances de ser surpreendido, negativamente, no futuro. Assim como as empresas buscam informações sobre os seus candidatos, você também precisa buscar informações sobre o seu futuro trabalho!

Muitas pessoas dizem que sofrem daqueles famosos “brancos” durante as entrevistas, para amenizar isso, sugiro que você faça um “treino” antes de ir para o processo seletivo, pense em situações passadas que foram relevantes para sua vida, podem ser exemplos acadêmicos, pessoais, profissionais, familiares... Escreva como você contaria cada uma delas para o entrevistador, organize a melhor forma de contar a sua história. Fale em voz alta para facilitar o planejamento, contabilizando quanto tempo gastaria em cada uma das respostas e verificando se não esqueceu nada importante.

Mesmo que você não tenha experiência profissional, com certeza terá boas histórias para contar para o selecionador! Existe uma técnica chamada CAR que significa: Contexto, Ação e Resultado. Toda vez que você for contar uma situação para a pessoa que está te ouvindo, lembre-se de contextualizar (onde aquilo aconteceu?), falar qual foi a sua ação naquela atividade e qual foi o resultado dela. Desta forma, a história se tornará interessante para quem estiver ouvindo e você conseguirá contar o que precisa de forma objetiva e organizada.

Para finalizar, ouça todas as informações que o entrevistador te falará sobre a oportunidade e, se tiver dúvidas, aproveite este momento para esclarecê-las! Você pode e deve perguntar tudo o que puder sobre a vaga/empresa e, perguntas bem-feitas, são sempre bem-vindas! Elas também são um sinal de que você está, de fato, interessado na oportunidade.

Seja você mesmo e tente, na medida do possível, tranquilizar-se! Lembre-se que o selecionador também quer muito encontrar a pessoa certa para a posição e que todos estão torcendo para que esta possível parceria dê certo! 


Adriênne Amorim

Analista financeiro | Análise de negócios | Consultoria estratégica | Economia

6 a

Dicas bem válidas!

Rodolfo Rodrigues, PMP

Sr. Program & Project Manager | IT & Ops Manager | PMP | Scrum & Agile

6 a

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos